quarta-feira, dezembro 25, 2013

As cem coisas de Bonassi


Não é, certamente, o cartão de visitas do escritor Fernando Bonassi. Até porque, dez anos já se passaram desde a publicação de sua primeira edição. Ainda assim, este 100 Coisas é uma boa introdução ao universo temático e à narrativa ágil do autor paulistano. Além do mais, é um livro que se lê em um único fôlego, ideal para esta época do ano e para levar nas viagens curtas. Difícil é encontrá-lo nas livrarias. Mais fácil recorrer a um bom sebo.

Formado em cinema pela USP e autor de romances, crônicas e livros infanto-juvenis, Bonassi escreve também para o teatro e para o cinema. São seus, por exemplo, os textos dos espetáculos teatrais Apocalipse 1,11, montado pelo Teatro da Vertigem, e Woyzeck Desmembrado, encenado pelo ator Matheus Nachtergaele. Bonassi é co-autor dos roteiros dos filmes Cazuza – O Tempo Não Para e Carandiru. E das séries televisivas Força-Tarefa, da TV Globo, e Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura.

É o jornalismo, no entanto, uma das influências que mais saltam à vista dos leitores das crônicas de Bonassi. Não só pela atenção e predileção por cenas cotidianas e fatos aparentemente insignificantes, como pela objetividade do texto, que carrega consigo apenas o essencial para permitir ao leitor ressignificar o que é relatado. Não à toa, as 100 crônicas foram selecionadas dentre as mil que compõem o Livro da Vida e que vieram à luz sob a forma de textos para o jornal Folha de S.Paulo, com o qual Bonassi colaborou durante muito tempo.


42 - Jussara Foi Dançar

Cinto e sandália combinando, foi pro baile das dez às quatro. Mulher, não pagou ingresso. As paredes de fora sem reboco. As de dentro, uma luz negra maquiava. Ficou sozinha por duas seleções de tecno. Garrafas voaram. Tumulto murchou sozinho. No banheiro fez xixi de pé. Fora da privada. Molhou três dedos menores de cada lado. Não se enxugou. Tomou cerveja mexicana com limão, de canudinho, que subiu rápido. Dançou coladíssima as lentas. Então se arranjou. Deu telefone e endereço. Aceitou carona de estranho e morreu num acidente

Ferramentas


As mais brilhantes mentes de sua geração desenvolveram uma nova e avançada tecnologia que permitiu à humanidade romper os limites do tempo e do espaço e contactar o passado. Assim, ex-namoradas que ele talvez preferisse esquecer, conhecidos de infância que não perdiam uma oportunidade de fazê-lo parecer ridículo, parentes de terceiro grau e pseudo-vizinhos cuja existência ele ignorava subitamente estavam ao alcance de um click, clamando para que ele os curtisse em troca de algumas cutucadas e um monte de vc, tc, kkkkk, rsrsrs e desenhos infantis que supostamente simbolizavam o que sentiam, como se todos estivessem entupidos de Ritalina.

terça-feira, dezembro 24, 2013

Semifosco Virtualmente Socializado


Sempre muito bem-informado, o CEO da Facebook, Mark Zuckerberg, soube que o Semifosco estava prestes a ceder e a também aderir à rede social. Temendo o chamado "efeito orkutização" - ou seja, a depreciação de um bem ou serviço antes exclusivo a que a patuleia passa a ter acesso -, o norteamericano colocou à venda 41,4 milhões de ações. Abrir mão dessas ações pode ter reduzido de 58,8% para 56,1% o controle de Zuckerberg sobre o Facebook, mas, segundo especialistas em finanças, pode ter lhe poupado de um sério prejuízo. Com a operação, o CEO não só colocou nos bolsos cerca de US$ 2,3 bilhões, mas, principalmente, se antecipou a uma aguardada queda no preço das ações em consequência do ingresso do usuário míope e resiliente

Procurado pela reportagem para comentar o assunto, o Semifosco explicou que, apesar dos muitos apelos para se manter fora, decidiu criar um perfil após se inteirar de que o Facebook decidiu investir milhões de dólares em programas robóticos desenvolvidos pelo excelsior professor do Center for Data Science da Universidade de Nova York, Yann LeCun, com a finalidade de conhecer melhor seus usuários. Segundo agências internacionais de notícias, o pesquisador vai chefiar o novo laboratório de inteligência artificial da empresa a fim de "tornar a página mais interessante para os internautas".

O Semifosco também revelou ter ficado sensibilizado ao saber que, ainda de acordo com as agências, "o Facebook espera, com a pesquisa, não apenas poder analisar conteúdos, entender como os internautas se comunicam e classificar mensagens para atacar os usuários com anúncios personalizados", mas, PRINCIPALMENTE, "poder transformar o tempo gasto na rede social em UMA EXPERIÊNCIA MAIS CONSTRUTIVA E ATÉ MESMO EDUCATIVA

A primeira ação do semifosco ao ingressar na rede de Zuckerberg foi tentar convidar Edward Snowden para ser seu amigo. Infelizmente, o ex-agente do serviço de inteligência norteamericano parece não gostar da Rede. Ou vice-versa. A segunda iniciativa do semifosco foi enviar para o FAQ da Facebook a sugestão de o serviço também contar com um programa que simule uma fazendinha. Ainda não houve resposta.


fonte:https://www.facebook.com/profile.php?id=100007319649785&ref=tn_tnmn

sexta-feira, dezembro 13, 2013

Os Mulheres Negras


Após mais de um mês ausente, o semifosco ressuscita para registrar a passagem por Brasília da ex-menor big band do mundo, Os Mulheres Negras. Na já longeva década de 1980, a banda revelou à cena musical alternativa o saxofonista Maurício Pereira e o guitarrista André Abujamra, hoje mais conhecido por seu trabalho à frente do Karnak. Nessa quarta (11) e quinta (12), velhos e novos fãs dos dois puderam conferir que o trabalho conjunto continua divertindo e empolgando a plateia.