sábado, julho 24, 2010



E então? Passado o impacto inicial, que tal começar a aproveitar o que São Paulo tem de melhor a oferecer: a vida cultural e artística. Sim, porque na capital paulista até o mais `mudérno´ frequentador da Baixa Augusta tem que suar se quiser acompanhar seja lá qual for a cena. Na música, por exemplo, o caso de Guilherme Granado e seu Bodes e Elefantes é sintomático do que estou tentando dizer.

Na internet é fácil encontrar menções ao "projeto paralelo" do multi-instrumentista que toca no Hurtmold...Peraí. Como é que é? Hurt o quê? Pois é. Hoje "projeto paralelo" não é mais um privilégio de músico entediado com o sucesso alcançado pelo grupo que o alçou à fama. Nãããão. Hoje, "projeto paralelo" é o equivalente à dupla jornada de quem tem que ralar muito para saciar a fome, seja no sentido literal, seja figuradamente.

Difícil de entender? Pois então vejamos se eu consigo explicar onde quero chegar. A fama do Hurtmold extrapolou o círculo dos iniciado quando o grupo passou a tocar com o hermano Marcelo Camelo. Após isso, Granado encontrou tempo para gravar seu segundo trabalho com a Bodes e Elefantes, na qual toca com M. Takara, que também é seu companheiro no... Hurtmold. E no São Paulo Underground.

Entendeu? O projeto paralelo atende mais à vontade da fazer algo diferente, sem que isso signifique tocar com parceiros diferentes. De qualquer forma eu cansei de tentar explicar essa tal de cena paulistana que conta ainda com nomes como Cidadão Instigado, Rômulo Fróes, Cérebro Eletrônico e vários outros que vão demorar um tempinho a começar a aparecer nos jornais e na tv.

Assim como as opções artísticas de cada um varia conforme o projeto, os resultados são díspares. No caso do Bodes e Elefantes, como escreveu Luis Fernando Santos no site Banana Mecânica, "quanto crédito merece um disco que tentou, gritou e experimentou fazer diferente, mas que esqueceu de comunicar?".

Não chega a ser indigesto, pelo contrário, mas soa difícil o trabalho do Bodes, com músicas longuíssimas e um uso excessivo de sobreposição de sons, distorções e citações. De qualquer forma, está aí...vejamos se consigo baixar o vídeo.

Nenhum comentário: