sexta-feira, setembro 21, 2012

Metade dos internautas não conhece Preta Gil


Metade dos internautas não conhece Preta Gil

Do Semifosco 

Pesquisa realizada pelo Instituto Semifosco (veja ao lado direito) revela que 50% dos internautas consultados não conhecem a cantora Preta Gil, mesmo ela sendo filha de Gilberto Gil e presença constante em programas de auditório.

Realizada ao longo de dez dias na internet, a enquete perguntou aos entrevistados se eles conhecem ao menos o refrão de alguma música da Preta Gil.

Metade dos que responderam à pesquisa assinalou a opção “quem?”, revelando desconhecer ou não lembrar quem é a artista e não estar disposta a consultar o google para saber. Vinte e cinco por cento dos entrevistados responderam que amam a cantora e conhecem suas músicas, embora não lembrassem a letra. Os 25% restantes disseram apenas que não a conhecem.

A opção que citava trecho de uma música gravada pela sensação paraense Gaby Amarantos (Ex-my love, ex-my love, se botar teu amor na vitrine, ele nem vai valer 1,99) não recebeu nenhum voto. O objetivo da `pegadinha´ era tentar identificar se os internautas confundem as duas artistas. Os coordenadores da pesquisa não responderam se o fato de ninguém ter optado por esta resposta é um indício de que o sucesso alcançado pela `Beyoncé do Pará´ impede tal confusão.

Segundo o perfil dos entrevistados, a ignorância a respeito da existência de Preta Gil é maior (75%) entre os que não assistem ao programa Amor e Sexo, da tv Globo, ou leem a revista  Nova. A pesquisa também avaliou a rejeição da cantora entre os que responderam conhecê-la e identificou que ela é maior (99,85%) entre os eleitores do deputado federal Jair Bolsonaro.

A margem de erro é de 2%. No total, foram ouvidas 4 pessoas. Duzentos e noventa e seis pessoas não quiseram responder. O resultado está registrado em cartório.

3 comentários:

Anônimo disse...

Mas a enquete não era sobre conhecer algum refrão??

Semifosco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Semifosco disse...

Caro anônimo, remeti seu comentário ao Instituto Semifosco. Eis a resposta.

"Em resposta ao questionamento do prezado cidadão anônimo, o Departamento de Pesquisas do Instituto Semifosco esclarece que todas as pesquisas por nós realizadas são feitas com base nas mais modernas teses, empregando os mais avançados recursos tecnológicos à disposição no mercado. Os resultados obtidos são reconhecidamente precisos e imparciais, permitindo aos pesquisadores e interessados extrair ampla gama de significados, ajudando-os a compreender melhor os fenômenos sociais e a realidade que nos cerca. No presente caso, a pergunta foi formulada de forma a nos permitir identificar se o entrevistado de fato conhecia a artista em questão. Para tanto, era preciso formular uma pergunta que possibilitasse mais que apenas duas respostas (Conheço/Não Conheço - a artista). Com isso, mais que concluir que nenhum dos entrevistados conhece ou lembra de sequer uma canção da artista em questão, acabamos por identificar que metade dos entrevistados não a conhecem, como se pode concluir dos 50% que assinalara a opção "QUEM?"