segunda-feira, março 28, 2011

Liniers em Brasília


Conhecido no Brasil pela publicação, no jornal Folha de S.Paulo, das tiras Macanudo, o cartunista argentino Ricardo Liniers chega amanhã (29) a Brasília. Além de conduzir uma oficina de roteiro e ilustração de histórias em quadrinhos (hqs) no Instituto Cervantes, Liniers participa de duas sessões de autógrafos: amanhã, das 13h às 15h, na Livraria Cultura do Casapark, e dia 30, das 18h às 19h, no próprio Instituto Cervantes.

Liniers também participará do lançamento da revista Fierro Brasil nº1. A revista é um marco da produção de histórias em quadrinhos na Argentina e teve uma primeira versão, publicada entre 1984 e 1992, e uma segunda agora, a partir de 2006, que mensalmente chega aos “quioscos” (bancas de jornais) do país encartada no jornal Página/12.

Liniers conta que seu primeiro contato com o universo das hqs se deu por meio das tiras das personagens Mafalda e TinTin, mas que decidiu começar a desenhar por influência do cinema. Chegou atuar como desenhista na faculdade, mas logo passou a enviar seus trabalhos para fanzines e, logo, para veículos profissionais.

Conseguiu publicar em 1999 sua tira Bonjour no suplemento NO!. Três anos depois, a humorista Maitena o apresenta ao jornal La Nación, onde, desde junho de 2002, vem publicando Macanudo, título com o qual já lançou 7 livros.

Para conhecer mais acesse www.porliniers.com. Abaixo, trechos do documentário “Liniers, El trazo simple de las cosas”, sobre o cartunista hermano

Nenhum comentário: