quarta-feira, dezembro 25, 2013

As cem coisas de Bonassi


Não é, certamente, o cartão de visitas do escritor Fernando Bonassi. Até porque, dez anos já se passaram desde a publicação de sua primeira edição. Ainda assim, este 100 Coisas é uma boa introdução ao universo temático e à narrativa ágil do autor paulistano. Além do mais, é um livro que se lê em um único fôlego, ideal para esta época do ano e para levar nas viagens curtas. Difícil é encontrá-lo nas livrarias. Mais fácil recorrer a um bom sebo.

Formado em cinema pela USP e autor de romances, crônicas e livros infanto-juvenis, Bonassi escreve também para o teatro e para o cinema. São seus, por exemplo, os textos dos espetáculos teatrais Apocalipse 1,11, montado pelo Teatro da Vertigem, e Woyzeck Desmembrado, encenado pelo ator Matheus Nachtergaele. Bonassi é co-autor dos roteiros dos filmes Cazuza – O Tempo Não Para e Carandiru. E das séries televisivas Força-Tarefa, da TV Globo, e Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura.

É o jornalismo, no entanto, uma das influências que mais saltam à vista dos leitores das crônicas de Bonassi. Não só pela atenção e predileção por cenas cotidianas e fatos aparentemente insignificantes, como pela objetividade do texto, que carrega consigo apenas o essencial para permitir ao leitor ressignificar o que é relatado. Não à toa, as 100 crônicas foram selecionadas dentre as mil que compõem o Livro da Vida e que vieram à luz sob a forma de textos para o jornal Folha de S.Paulo, com o qual Bonassi colaborou durante muito tempo.


42 - Jussara Foi Dançar

Cinto e sandália combinando, foi pro baile das dez às quatro. Mulher, não pagou ingresso. As paredes de fora sem reboco. As de dentro, uma luz negra maquiava. Ficou sozinha por duas seleções de tecno. Garrafas voaram. Tumulto murchou sozinho. No banheiro fez xixi de pé. Fora da privada. Molhou três dedos menores de cada lado. Não se enxugou. Tomou cerveja mexicana com limão, de canudinho, que subiu rápido. Dançou coladíssima as lentas. Então se arranjou. Deu telefone e endereço. Aceitou carona de estranho e morreu num acidente

Nenhum comentário: