sexta-feira, janeiro 23, 2009

2008 FOI UM ANO RUIM

O ano passado não foi bom. Pelo menos não musicalmente. Essa é a conclusão a que se chega considerando a lista das dez melhores músicas internacionais escolhida pela revista Rolling Stone de janeiro. No plano nacional, inclusive, a coisa não foi melhor. Basta ver a banda apresentada como a melhor do ano: NX Zero.

Se a intenção dos editores era causar polêmica, devem ter conseguido. Ou não. Afinal, não dá para levar a sério a escolha de Machine Gun como a 4ª melhor do ano. Principalmente porque a revista não apresenta seus critérios e não diz quem são os responsáveis por eleger o que houve de "melhor" em 2008.

Como não conhecia - ou não lembrava - a maioria das dez mais do ranking internacional, recorri ao imeem para poder acompanhar a avaliar o trabalho da revista. Eis aqui, em ordem decrescente para criar um suspense, o pior do melhor de 2008, as dez mais escolhidas pela Rolling Stone Brasil.

Ouça aqui as músicas



Rolling Stone Brasil Top

Em 11º lugar, Sex on Fire, do Kings of Leon
Da primeira vez que tocou no Brasil, em 2003, a banda, entao revelacao, foi apontada como a próxima “coisa” a acontecer no rock. Muitos continuam esperando. Embora a música até soe legal, parece com uma daquelas canções dos filmes da década de 1980, tipo Ruas de Fogo (Street of Fire)
http://www.interfilmes.com/filme_15428_Ruas.de.Fogo-(Street.of.Fire).html

10 – The Shock of Lightning, Oasis
Então o Oasis ainda existe? Pôxa, alguém precisa avisar a equipe do imeem ou copiar para o site o último disco da banda porque a música em questão não está disponível. Em virtude disso, as dez mais, na verdade, serão onze.

9 – Time To Pretend, MGMT
Ah, sei lá...A revista diz que o MGMT é a dupla mais cool de 2008 e que a música “transcendeu a barreira do hit instantâneo para virar hino de uma geração hedonista”.

8 – I Kissed a Girl, Katy Perry
Não conhecia, mas soa a música de produtor, saca? Daquelas que um executivo ou produtor musical escolhe uma garota bem-apessoada, contrata uns músicos capazes, escreve ele próprio umas letras para a garota cantar – de preferência, capazes de despertar falsa polêmica – e diz “Faz cara de sexy!”. Fake total, mas, em geral, essas músicas bombam nas pistas de dança.

7 – Pork & Beans, Weezer
Bom, com mais essa, a lista da revista já começa a fazer algum sentido. Simples, divertida e com uma letra engraçadinha. Para os fans, a banda já fez coisas muito melhores.

6 – Mercy, Duffy
Reconsideremos. Essa é, de longe, a melhor escolha até agora. A volta da soul music aos topos da parada e a prova de que as mulheres têm injetado swing e personalidade no pop atual.

5 – Never Miss A Beat, Kaiser Chiefs
Considerando as outras opções apresentadas até aqui, essa deveria ser a primeira da lista. O que não significa que seja nada de mais. Muito pelo contrário. A julgar por esse segundo cd da banda, o hype inicial em torno do Kaiser Chiefs talvez tenha sido injustificado.

4 – Machine Gun, Portishead
Misture o pior de Devo a Bjork e você tem...algo como essa chatice perpetuada pelo Portishead. Olha, se você já ouviu um minuto dessa faixa, pare agora pois não adianta esperar por algo que justifique a inclusão desta faixa entre as dez mais. Vai ser a mesma tortura até o final.

3 – Human, The Killers
““Close Your Eyes”???? Melodiazinha datada.

2 – Viva La Vida, Coldplay
“Ah, se eu, Chris Martin, fosse o Bono Vox”

E em primeirissimo lugar, Paper Planes, da indiana MIA
“Meu Deus! O que não é o relativismo cultural. Então essa foi a melhor música internacional de 2008? É tão chato ser moderno.

Nenhum comentário: