segunda-feira, outubro 22, 2012

Capital Musical


O playlist da vez soa a um samba do criolo doido (embora traga um único samba). Fazer o que se minha Brasília sonora é assim: multifacetada, heterogênea, eclética.

Escolhi 21 músicas de estilos variados para provar minha tese (bastante repetida por aqui, em outros posts) de que a ex-capital do rock é, hoje, uma das cidades com uma das mais férteis cenas musicais do país, ao lado de Belém e Porto Alegre (São Paulo? Bem, assim como em todos os outros campos, boa parte do que é feito em São Paulo, capital (onde está concentrada a produção), é produzido por gente que é de fora). Tem quem culpe a UNB. Tem quem diga que é por causa da Escola de Música de Brasília. E há, ainda, quem desdenhe alegando que o fenômeno se deve ao fato de a cidade não ter praia.

Deixei muita coisa de fora. Priorizei artistas novos, em atividade, mas ainda pouco conhecidas fora do `quadradinho´ ou dos festivais independentes. A exceção, talvez, sejam o Gog, bastante conhecido na cena rap nacional, e o Móveis Coloniais de Acaju, que mesmo ainda não sendo mainstream, já alcançou uma certa projeção, com presença na Globo e clip na MTV. Ellen Oléria também está indo pelo mesmo caminho, tendo sido, até agora, uma das maiores sensações do programa The Voice. E, lógico, Hamilton de Holanda, um dos maiores instrumentistas brasileiros da atualidade.

Como fui puxando de memória os grupos e artistas que já tive oportunidade de ouvir (o que não significa que, pessoalmente, eu goste de tudo), alguns gêneros com os quais não estou muito familiarizado ficaram de fora, caso do reggae e do heavy metal. Ainda assim, podem estar certos de que, se procurar, haverá uma banda brasiliense do tipo que não faça feio em qualquer festival independente brasileiro. (putz! Enquanto eu me justificava, meu pão torrou...)

Outros artistas muito legais ficaram de fora simplesmente porque não tem músicas no Grooveshark. Caso, por exemplo, da sambista Renata Jambeiro (outra a se apresentar no The Voice). Da baixista jazz Paula Zimbres. No caso do rap, a coisa foi um tanto opcional, um pouco por ignorância: não me recordo de ninguém mais que tenha um discurso coeso, que se aproxime do de Gog e do que vem sendo feito de bom no restante do país. Desculpem. Vejamos se em algum momento eu reparo isso.

É isso. Espero que curtam. Se não...dane-se. Não estou ganhando nada mesmo.

#004 - Capital Musical by Alex Rodrigues on Grooveshark

Ouça também: 

#003 - A Perfect Day 
#002 - Life´s Better in a Boardshort
#001 - Para Shirley Temple Ouvir

Nenhum comentário: