sábado, outubro 13, 2012

Feliz Dias das Crianças, estas adoráveis e fofas criaturas que fazem girar a engrenagem do capitalismo

_ (entrevistadora) O que você prefere? Ir ao shopping ou à praia?
 _ (criança) ao shopping. 

                                         _ (criança de aparentes 14 anos) Este aqui foi meu primeiro celular. Eu ganhei quando tinha sete anos. Fui o xodó da família porque eu era a única criança que tinha celular. Era a coisa que eu mais queria. Este aqui foi o quarto. Estava  custando R$ 1.8 mil e conseguimos numa promoção por R$ 400.

_ (funcionária de um colégio)  Estamos proibindo as crianças de irem à escola com saltos, como elas querem, porque elas não conseguem correr, brincar e se  divertir nos intervalos. 


A criança se tornou a alma do negócio publicitário. É esta a conclusão a que chegou a diretora Estela Renner ao filmar o documentário Criança - A Alma do Negócio (49 min), no qual especialistas demonstram como a indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto dos supostos benefícios de uma marca e, a partir daí, passou a bombardear crianças e adolescentes com propagandas que estimulam o consumo. O resultado pode ser devastador para a formação de nossos valores: em um jogo desigual e desumano, os anunciantes ficam com o lucro enquanto as crianças arcam com o prejuízo de sua infância encurtada.
 

Nenhum comentário: