terça-feira, março 27, 2007

terça-feira, 27 de março de 2006

AÇÃO ENTRE AMIGAS
marco antonio rodrigues
As blogueiras do quintal de casa (http://quintal-de-casa.blogspot.com/) podem se considerar blogueiras de sucesso. Orientam-se pelo gosto de se expressar sobre tema qualquer e de qualquer maneira. Comentam e estimulam o trabalho umas das outras, trocam elogios, às vezes farpas discretas, outras nem tanto. Inegável que se trata de um blog ativo, “bostado” (como gostam de dizer as amigas) e comentado, na maioria das vezes por elas próprias. A metáfora escatológica, de fertilização do quintal, deve resultar em flores e hortaliças, graças ao bichinho da literatura que vez por outra vem picando (sic) as moças.

Eis, porém, que a solução se desdobra em problema, quando o veneno do tal bichinho passa a intervir na criação e no comentário. No universo literário, para algo ser bom, outros algos precisam ser ruins. Na expressão do mestre Antonio Candido, “é preciso muito estrume para que nasça uma flor”, e assim retornamos à metáfora escatológica do quintal. Mas entre amigos, em certo sentido, tudo “precisa” ser bom, mais por ser “de quem” que por ser o “que é”. Daí a crítica velada nos comentários, expressa pelos comparativos (isso me lembra aquilo), pela mudança de assunto ou pelo simples silêncio. Afinal, julgamento dos mais cruéis é não merecer comentários.

Assim se desenrola a ação entre amigas, ora leve e despretensiosa, ora puramente jocosa, ora séria e intimista – o que acaba por ser um bom retrato do humor feminino. Se tiver continuidade e freqüência, o arquivo poderá resultar num rico retrato de uma amizade entre iguais (pois mulheres) diferentes (pois gerações e origens variadas). Fica porém o desafio de não se entregar à facilidade do chiste, nem à sedução das belas letras. Quem sabe, pensar com André Breton que “a literatura é um dos mais tristes caminhos que levam a tudo”.

3 comentários:

Valéria Barros Nunes disse...

aie,

tava co falta de assunto
daí pediu cola pro marcoso, né?

vlw ao marketing...

Lidia disse...

ai, acho que vou colocar no meu orkut...
rs rs rs

Anônimo disse...

Pediu nada, o semi-fosco publicou na cara dura. E dá-lhes Avós do Brasil!