segunda-feira, julho 30, 2007

Segunda-feira, 30 de julho de 2007


Em meio aos blockbuster escolares...

Um bom filme está em cartaz no Espaço Unibanco de Cinema, no Gonzaga, em Santos (SP) e na capital paulista. Embora pouco original, a comédia Um Lugar Na Platéia (Faulteils d´Orchestre, 2006), de Daniele Thompson, diverte e prende a atenção, fugindo da pretensão e verborragia comum a maioria dos recentes filmes franceses. Um filme leve, embora aborde alguns temas difíceis.

Não só a ingenuidade e otimismo da personagem principal, Jéssica (Cécile de France), mas a própria estrutura dramática, com várias histórias entrelaçadas a partir da presença da garçonete, lembra O Fabuloso Destino de Amélie Poulain.

Desempregada e órfã, Jéssica deixa Mâcon, no interior da França e, seguindo os conselhos da avó, parte em busca de um emprego na Cidade Luz. Sem qualificação e experiência, tudo que consegue é um trabalho temporário como garçonete em uma lanchonete freqüentada por hóspedes do hotel Ritz, artistas em cartaz no teatro vizinho e freqüentadores de uma casa de leilões. Cada um deles parece atravessar uma crise pessoal, questionando suas conquistas e revendo seus valores. Ótimas atuações de um elenco afiado, com destaque para o pianista estressado Jean-François (Albert Dupontel) e do colecionador de arte Jacques (Claude Brasseur).

Nenhum comentário: