terça-feira, fevereiro 03, 2009

Não Li e Não Gostei

Havia dois fóruns mundiais - o econômico, em Davos, na Suíça, e o social, na nossa tórrida Belém (PA) - acontecendo simultaneamente, em meio à crise econômica mundial que já consumiu milhares de empregos em todos o mundo.

Havia os últimos arranjos partidários para as eleições que definiriam os novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado.

Havia a polêmica em torno da concessão de asilo político, pelo governo brasileiro, ao ex-militante de esquerda, Cesare Battisti.


Isso para não falar da entrada em vigor do novo salário mínimo e da ampliação do número de beneficiários do Bolsa Família. Só que aí já seria pedir demais, afinal, por mais azedo que fosse o texto, leitores menos atentos poderiam concluir que o governo é bacana. Vai daí que, com tudo isso e muito mais, a ultra-direitista Veja achou por bem brindar seus leitores com um assunto da maior relevância: Por que eles nunca crescem?

Não, meu amigo, eles, no caso, não é uma referência às pequenas e médias empresas, tolhidas pelas dificuldades de obter financiamentos atraentes. Eles, como deixa claro a capa, são os jogadores brasileiros de futebol, “milionários de calção”, vítimas da “síndrome de Peter Pan”.

O mesmo leitor desatento que poderia concluir que o governo é bacana (o que, definitivamente, a Veja não endossa) chega à banca, vê a capa da revista semanal de maior vendagem no Brasil e conclui apressadamente, “Ah, esses malandros nunca crescem mesmo”. Pronto! De acusado, Robinho passa a ser culpado do crime de estupro.

Mas é isso aí. O País merece Veja, Big Brother, Luciana Gimenez, Zorra Total, Video Show, Caras.


Nenhum comentário: