Perigos Capitais
Brasília é uma capital muito perigosa. E olha que eu nem mesmo estou me referindo ao entorno, às cidades-satélites da capital federal. Não. Falo unicamente da Ilha da Fantasia composta pelo Plano Piloto e pelos Lagos Sul e Norte.
Enquanto caminha pelas entrequadras, se o sujeito incauto escapa de ser atingido por uma jaca, é vitimado por uma manga. Ou por um abacate. Ou, no melhor dos casos, por um jambolão que, ainda que eventualmente lhe manche a roupa, pelo menos não oferece o risco de um traumatismo.
É realmente necessário andar esperto em Brasília. E não pensem que o perigo se resume à flora. Não! A fauna também oferece sérios riscos à saúde, principalmente dos novos candangos. Quando não à integridade física, aos nervos dos mais sensíveis. Por exemplo, as cigarras de Brasília (aliás, no início de cada primavera, melhor seria dizer Brasília das cigarras, pois é como se todas migrassem para cá. Pelo menos minha namorada garante que em Florianópolis não há cigarras. Segundo ela, lá é terra de formiga, de trabalho).
Seguindo o raciocínio, as cigarras, em Brasília, distraem, irritam e fazem mal ao sono. Não bastasse elas começarem a cantar tão logo o sol aparece no horizonte, elas não respeitam a lei do silêncio e, vez por outra, se põem a cantar tarde da noite. E não apenas uma. São milhares. No meio do dia você já se esqueceu de como soa o tráfego, as ruas, o aspirador de pó, sem o fundo sonoro das cigarras.
Eu, semi-fosco que sou, dia destes consegui ser atingido por uma nos olhos. Isso porque eu uso óculos. Pois nem assim. A desgraçada conseguiu entrar entre meus olhos e a lente do óculo. E ficou ali, batendo asas, eu sentindo o frêmito na pálpebra do olho esquerdo...
É, Brasília é realmente muito perigosa.
3 comentários:
Hoje, quando estava chegando ao mec, vi taxistas tentando derrubar as mangas de um pé enorme. Queria ver era se tinham culhão pra fazer isso com as jacas...
c ve né? terra q tem manga jaca abacate caindo à toa, e inda tem trilha sonora 0800, é froids
magina onde só tem fumiga!?
carraba!!! gostiei!
Postar um comentário