sábado, março 15, 2008

Playa Zancudo/Golfito - Costa Rica

Após duas noites na capital costarriquenha, San José, o surfista brasiliense Carlos Leite e sua namorada seguiram para o sul do país em um monomotor Cessna Caravan. A aeronave da empresa aérea Sansa parte do aeroporto internacional Juan SantaMaría, em Alajuela, e é uma opçao relativamente barata às péssimas estradas locais.


De aviao, gastando a partir de US$ 69 (tarifa promocional, comprada com bastante antecedência), é possível fazer em uma hora o percurso que, de carro, tomaria em torno de sete horas e, de ônibus, todo um dia. A experiência de sobrevoar a bem-preservada regiao de Golfito em uma pequena aeronave por si só vale o custo da passagem.

De Golfito à praia de Zancudo há duas alternativas. Ou pegar um ônibus e dar uma grande volta ou apanhar, ao meio-dia, a lancha pública que atravessa a baia em menos de meia hora. Qualquer que seja a opcao, vale a pena, se possível, checar antes os horários de transporte. No caso de Leite e sua namorada, que só chegaram a Golfito já no meio da tarde, a sorte contou a favor, pois puderam aproveitar uma lancha particular que saia para levar um norte-americano e que lhes cobrou muito menos que os habituais US$ 40 por pessoa.

Em Zancudo nao é difícil encontrar onde se hospedar. Há várias alternativas ao longo da principal e única estrada de terra que atravessa o local. Algumas estao mais próximas ao cais onde as lanchas atracam, mas há várias cabinas, pousadas e hotéis numa distância de três quilômetros. Carlos Leite se hospedou na Macondo, onde, além das suítes, funciona um legítimo restaurante italiano.
-
Todo o esforço para chegar é recompensado pela beleza de uma praia ainda pouco explorada pelos turistas. Além de caminhar com sua namorada por uma praia semi-deserta, Leite pode experimentar a sensaçao de surfar sozinho, escolhendo as ondas que queria pegar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the TV de LCD, I hope you enjoy. The address is http://tv-lcd.blogspot.com. A hug.