sexta-feira, março 07, 2008

Sexta-feira, 07 de marco de 2008


Sete horas de voo separam o aeroporto de Guarulhos, em Sao Paulo, do Aeroporto Internacional Juan Santa Maria, em Alajuela, na Costa Rica, America Central. A partir do Brasil, e possivel viajar escolhendo entre duas companhias aereas.

-

A Taca costuma cobrar sempre alguns dolares a mais do que sua concorrente, a Copa Air, que alem de mais barata e de fazer escala em Panama City - ao contrario da Taca, que voa por Lima, no Peru - deixou de cobrar pelo transporte de pranchas desde que o peso nao exceda o limite estabelecido para voos internacionais. Exemplo a ser seguido por outras companhias, inclusive brasileiras. Ainda mais porque ja ha um projeto de lei neste sentido tramitando no Congresso.

-

A cidade de Alajuela e a porta de entrada para a Costa Rica. Para os mais afoitos, e possivel inclusive ir dali direto as praias, seja as da costa do Pacifico, seja as do Caribe. No meu caso, optei por comecar a viagem pela capital, San Jose. Da para sentir a real de viver na Costa Rica, o cotidiano do seu povo, ja que, diferentemente do que acontece no litoral, nao ha tantos gringos pelas ruas e ainda se ouve mais o espanhol que qualquer outro idioma, sobretudo o ingles.

-


Onibus ligam Alajuela a San Jose por menos de 1 dolar, mas para quem estiver carregando sua prancha, o melhor e ou apanhar um taxi por, em media, 20 dolares, ou, para quem, como eu, vai se hospedar em albergues - hostels ou backpacker, como sao conhecidos aqui - combinar previamente o traslado - ou shutler - na hora de reservar um quarto. Em media, em San Jose, os albergues cobram 8 dolares por pessoa, mais 4 dolares pela capa com pranchas.

-


Na capital tambem ha opcoes de hospedagem para todos os bolsos. Nao apenas por uma questao de economia, mas principalmente de oportunidade de se relacionar com pessoas de culturas distintas. Em San Jose, os dois mais conhecidos sao o Toruma e o Pangea.

-

Bem, o resto vai ter de ficar para depois, pois ja estao desligando os micros e eu nem sequer descobrir as teclas certas para pontuar este texto.

Nenhum comentário: