sexta-feira, maio 08, 2009


Começou na última terça-feira (5) e segue em cartaz até o próximo dia 24, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF), a mostra Tribos Urbanas no Cinema. Com curadoria do músico paulista Tatá Aeroplano e consultoria do professor e escritor João Braga, a mostra apresenta 20 filmes que retratam dez diferentes `tribos´ definidas por interesses comuns refletidos em seus comportamentos, modos de pensar, vestir e agir e, sobretudo, gostos musicais.

Cada filme exibido ao longo da semana retrata, de alguma forma, os diferentes grupos selecionados. É o caso do clássico Sem Destino (Easy Rider) - com Dennis Hopper, Peter Fonda e um ainda jovem Jack Nicholson, em seu primeiro papel de destaque no cinema - a retratar beatniks e hippies. Ou os premiados documentários dirigidos pelo ex-skatista Stacy Peralta, Dogtown and Z-Boys (sobre a origem do skate e o surgimento de seus primeiros ícones) e Riding Giants (sobre o fascínio do surf e a emoção e os riscos do town in – modalidade do esporte praticada em ondas gigantes).

Há ainda bons documentários sobre bandas de rock que sintetizam um movimento musical influente, como o punk (Joe Strummer: O Futuro está para Ser Escrito) e a new wave (Stop Making Sense, sobre os Talking Heads). Além disso, há Stoned - A História Secreta dos Rolling Stones e a cinebiografia do líder do Joy Division, Ian Curtis (Control).


A programação completa da mostra pode ser conferida no site http://www44.bb.com.br/appbb/portal/bb/ctr2/bsb/NoticiaDetalhe.jsp?Noticia.codigo=166034

Nenhum comentário: