terça-feira, julho 21, 2009

TIRANDO O ATRASO

Sete anos após seu lançamento, eu, enfim, li O Cheiro do Ralo, do quadrinista Lourenço Mutarelli. Desde sua primeira publicação, em 2002, o livro vem recebendo criticas elogiosas e vendendo bem. Em parte porque o autor já era então famoso entre os que apreciam Hqs, mas também porque a obra acabou por se tornar conhecida do grande público após o diretor Heitor Dhalia (Nina) transpor a história para o cinema, dando o papel principal para um inspirado Selton Mello.

Fiquei impressionado com a construção da novela, com a concisão e com o ritmo das sentenças construídas por Mutarelli. A história do homem atormentado pelo cheiro do ralo do banheiro do depósito onde trabalha, comprando objetos usados, se lê de um fôlego só.

Também aproveitei o final de semana para assistir ao filme que deu ao ator Sean Penn seu segundo Oscar. Lançado em 2008, Milk narra a trajetória de Harvey Milk, o primeiro homossexual norte-americano assumido a ocupar um cargo público após, já com 40 anos de idade, decidir assumir sua opção sexual e “sair do armário”.

Desde Sobre Meninos e Lobos que o antes “ex-marido de Madonna” vem participando de um filme melhor que o outro. Mesmo assim, para vários críticos, a atuação em Milk é a melhor de sua carreira. Eu ainda acrescento que é também o melhor filme de Gus Van Sant (Paranoid Park, Os Últimos Dias, Gênio Indomável, Drugstore Cowboy) em muitos anos.

Nenhum comentário: