terça-feira, abril 30, 2013

Com que roupa eu vou?




"O debate que há atualmente na sociedade, no governo e no mundo acadêmico sobre a formação de uma nova classe social – ou classe de renda – remete aos primórdios da discussão sobre classes sociais, sendo impossível deixar de recorrer a Marx e Weber para compreender melhor essa questão.
-
Para Marx, o fator decisivo não era a renda, e sim o lugar que o indivíduo ocupava no processo produtivo. Desse modo, um trabalhador que recebesse um bom salário, nem por isso, perdia suas ligações com a classe operária.
-
Já Weber apontava a existência de outros importantes fatores de transformação social, entre os quais o status. E é exatamente aí que o consumo passa a ser considerado, pois os produtos adquiridos, formas de lazer, tipos de trajes reforçariam o status individual ou familiar perante o grupo e estaria associado a novas formas de estratificação social".


Retratos da Classe C no Distrito Federal - Nova Classe Média ou Nova Classe Trabalhadora, Codeplan, 2013


quarta-feira, abril 24, 2013

Cultura do Espetáculo



O multimidiático Carlinhos Brown deve ser um artista plástico muito, mas muito bom mesmo. 

Além de compor, cantar, tocar, julgar e "inventar" instrumentos, musicais, ele, nas horas vagas - segundo o Correio Braziliense, no meio da noite - pinta. E borda. Não só parcerias artísticas, mas, aparentemente, acordos.

Ainda que, segundo o Correio, o baiano tribalista há apenas onze meses encarasse a pintura como um hobby, ele conseguiu ontem (23) o feito de ocupar o Palácio do Planalto, em Brasília, com sua exposição O Olhar Que Ouve. A abertura do evento contou inclusive com a presença da própria presidenta Dilma Rousseff. 

Detalhe: a exposição tem o mesmo nome daquela com que, há apenas seis meses, o próprio Carlinhos Brown ocupou uma das galerias da Caixa Econômica Federal. Não vi a nenhuma das duas, mas, das duas umas: ou faltou inspiração ou se trata da mesma exposição. Ou seja, Brown é um raro caso de talento espontâneo a conseguir ocupar, em tão pouco tempo, dois dos espaços de exposição mais nobre da capital federal. Com a palavra, artistas plásticos consagrados que não tem obtido o mesmo retorno...

Carlinhos também tem se mostrado um bom administrador. No ano passado, ele pediu a patente da caxirola, instrumento musical de plástico "inspirado" no caxixi, tradicional instrumento de percussão muito comum em rodas de capoeira e que ele aparece tocando nas fotos ao lado da presidenta Dilma. Segundo sua parceira na empreitada, a agência multinacional The Marketing Store anunciou  a Agência Brasil em outubro de 2012, cerca de 190 milhões de unidades do chocalho escolhido pelo Ministério do Esporte como um dos instrumentos oficiais da Copa do Mundo deverão ser produzidos e colocadas à venda por um preço à época ainda não definido. 

Para finalizar, a mesma Caixa Econômica Federal, que, ainda segundo o Correio Braziliense, foi responsável por lançar Brown como artista plástico ("O Jorge Hereda [presidente da CEF] foi a minha casa e disse "tem um monte de coisa boa, vamos fazer uma exposição". E eu disse que não, que sou tímido, músico e que isso é para curtir. No dia seguinte ele ligou e disse "Vamos fazer uma exposição sim. Você vai ser lançado como um artista visual" - diz Brown ao repórter do Correio na matéria linkada acima) firmou, em janeiro deste ano, um protocolo de intenções para a instalação e restauração da nova sede da Caixa Cultural Salvador no antigo Mercado do Ouro, atual Museu do Ritmo, DO QUAL BROWN É PROPRIETÁRIO. (Isso foi noticiado pelo NE 10)


quinta-feira, abril 18, 2013

Stoked


A fissura por ondas é capaz de levar o viciado em surf ("stoked") a atos extremos, chegando ele a colocar a própria vida em risco. Os especialistas defendem que, em casos moderados, os sintomas da abstinência de água salgada podem ser tratados com a recomendação de uns dias de férias - mesmo que curto, esse período deve coincidir com um bom swell. Já os casos extremos são mais dispendiosos, pois necessitam ser tratados com uma viagem para um bom pico de surf, de preferência no exterior, onde o surf é mais consistente e o paciente pode levar mais a sério sua dieta. 


Caçador de emoções
(fonte: Waves - Foto: Herbert Passos Neto)

Com a notícia de que o ápice da ondulação de Sul que atinge o litoral paulista ocorre nesta quarta-feira (17/04), surfistas de todas as regiões do estado ficaram ouriçados.

Os gráficos indicam que as ondas podem chegar facilmente a 2 metros nos picos preferencias, o que significa que até os picos mais raros devem funcionar.

Enquanto uns rezam para a ondulação durar até o final de semana, outros revisam a lista de parentes mais idosos que ainda podem "enterrar" para justificar a falta no trabalho.

Para quem não reside no litoral, a situação é um pouco mais complicada, mas isso não impede que cada um dê o seu jeito, seja com criatividade ou com determinação.
  
Na noite desta terça-feira (16/04) tive mais uma prova disso ao ver um cara descendo embalado de bicicleta com o pranchão no rack e uma sacola no bagageiro no meio de um dos túneis da Rodovia dos Imigrantes.

Ao ultrapassá-lo, tirei uma foto e ele gritou "uhuuulllll, Guarujá", indicando seu destino. A pedalada é longa, mas tem tudo para ser recompensada.

segunda-feira, abril 15, 2013

Feliciano à parte


_ Não tenho me informado sobre isso. 

Assim, laconicamente, o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, respondeu quando questionado a respeito da insistência do deputado Marco Feliciano em permanecer à frente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. Mesmo considerando inoportuno que o pastor, alvo de protestos de setores que o acusam de ser racista e homofóbico, presida a comissão, paralisada pela polêmica. 

Pois é. É assim. É nas respostas triviais, nos momentos em que os políticos baixam a guarda, que podemos nos certificar como funciona de verdade o mecanismo político: nada que não sejam composições partidárias ou que tenha que ver com as próximas eleições interessa.

Daí porque a classe política anda tão desprestigiada e brincadeiras como o "não me representa" acabam ganhando ares de protesto.

E vejam bem: isso não é uma crítica dirigida à oposição a nível federal. Se bem que compete a ela, mais que à situação, tentar ouvir e reagir adequadamente aos anseios da população. Vai daí que ou o presidente tucano não dizia não considerar inoportuna a permanência de Feliciano na presidência da comissão - e, assim, ficava bem com a parcela do eleitorado que apóia o pastor -, ou se posicionava adequadamente. 

O momento de relax, em que se permitiu responder sem fazer o cálculo político de sua declaração, é, portanto, revelador. 


quinta-feira, abril 11, 2013

Óia u Tumati!


Voltei.

Graças - infelizmente - ao tomate. Ou melhor, à alta do preço do tomate, capaz de reviver até o deputado Ônix Lorenzoni (DEM-RS / na foto, à esquerda), cujo último momento de destaque nacional foi durante o auge da crise do setor aéreo.

Após tentar a blogueira cubanaYoani Sánchez, enfim a oposição tem o almejado símbolo reconhecível pela população em geral: "o tumati".   


                                                                  foto: Walter Campanato / ABr