sexta-feira, outubro 20, 2006

sexta-feira, 20 de outubro de 2006


Octopus Surfer
Pelé, Schumacher, Michael Jordan, Robert Scheidt, Muhammad Ali, o belga Eddy Merckx (e não o norte-americano Lance Armstrong), Tony Hawk....O esporte produziu uma seleta lista de atletas cujos feitos transcenderam os limites de suas respectivas modalidades, transformando-os em mitos. Na esteira de vitórias e novos recordes, vieram a fama, o dinheiro, as mulheres – o que contribuiu para que, além de darem o devido retorno a seus patrocinadores, se tornassem ainda mais populares e, conseqüentemente, angariassem mais fama, dinheiro, mulheres....No surf, este cara se chama Kelly Slater.

Apontado como o melhor surfista de todos os tempos, Kelly se destaca por ser completo, dominando qualquer tipo de onda, em qualquer condição. Seja voando sobre a junção de merrecas, seja dropando atrasado e entubando fundo em ondas grandes ou perigosas como Teahupoo, no Taiti, o norte-americano parece sempre pronto a expandir os limites do esporte.

Não bastasse ter igualado, ainda no início da temporada 2006, o recorde de seu conterrâneo Tom Curren, outra lenda do esporte que venceu 33 etapas do circuito mundial, Kelly, na semana passada, ensinou jornalistas e surfistas a pronunciarem a palavra OCTACAMPEÃO.

Não é pouca coisa. Merecidamente, o floridiano (estado conhecido pela má qualidade de suas ondas) é o profissional mais bem-sucedido da história do surf – esporte em que os atletas só começaram a colher os benefícios da profissionalização no final da década de 70. Desde que, em 1992, com 20 anos, se tornou o mais jovem campeão mundial, Kelly foi capa de revistas extra-surf como Interview, participou do seriado Baywatch, namorou a ‘siliconizada’ atriz Pamela Anderson e a ubermodel Gisele Bundchen, emprestou seu nome para um jogo de vídeo-game, estrelou dezenas de vídeos de surf e campanhas publicitárias, publicou uma precoce autobiografia e surfou por quase todo o mundo. Agora, com 34 anos, ao vencer seu oitavo título, Kelly se torna o surfista mais velho a conquistar o tour mundial.

Mesmo que os jornais não tenham noticiado seus feitos, diga, ele é ou não o cara? Caso concorde, me faça um favor. Se acaso esbarrar com um pretenso jornalista esportivo, pergunte a ele sobre a trajetória de Kelly. Caso ele não o conheça, mande-o à merda.

Nenhum comentário: