sábado, agosto 01, 2009

"Well, you Needn´t"





Chet Baker. O trompetista norte-americano símbolo do cool jazz tocou com os maiores expoentes de sua época e já era apontado como um dos melhores instrumentistas de sua geração quando, em 1954, decidiu aventurar-se como cantor. Na época, marcada por intérpretes como Frank Sinatra, sua maneira de cantar, quase sussurrando as palavras, causou certo estranhamento. Nada, no entanto, que impedisse que o álbum Chet Baker Sing´s fizesse sucesso entre o público menos purista.

Infelizmente, o envolvimento de Chet com drogas como a heroína cobrou-lhe um preço alto. A partir da década de 1960, sua carreira se tornou errática. Ao passo que outros músicos de sucesso procuravam administrar os aspectos práticos da carreira de forma profissional, Chet passava grande parte do tempo lutando contra problemas na Justiça, detenções e contra o próprio vício. As marcas em seu rosto são evidências claras deste processo.

Chet morreu em Amsterdã, em maio de 1988, ao cair da janela de um hotel barato. Tinha 58 anos e até hoje restam dúvidas se a queda foi acidental ou suicídio.




Clique aqui para ouvir ao álbum Chet Is Back, de 1962

Nenhum comentário: