sexta-feira, agosto 21, 2009

Da Califórnia...

A partir de hoje, uma nova personalidade se soma ao exíguo quadro de colaboradores deste blog - que, até então, só havia conseguido convencer o surfista brasiliense Carlos Leite a trabalhar de graça .

Jaana é cearense, inteligentíssima, mas (ou por isso mesmo) pouco afeita à novas tecnologias. Mesmo assim, aceitou a sugestão de registrar em um blog suas experiências em terras yankees, para onde partiu no início de agosto, com o pretexto de fazer um curso acadêmico na University of California. Na cidade de Davis, onde fica um dos nove campus da instituição estadual, passará por uma ambientação preparatória ao doutorado, na mesma instituição, só que no campus de Los Angeles.

"De modo geral, adoro gente: meus familiares, amigos e até desconhecidos. Apesar disso, confesso morrer de p-r-e-g-u-i-ç-a de me associar e iniciar a utilização dessas ferramentas que ajudam a manter as pessoas conectadas. Diário eletrônico não posso prometer, porque não vou cumprir. Mas alguns registros eu asseguro. Estou por aqui! Por aí, em algum lugar".


Bem-vinda ao universo virtual semifosco, jaana.





A cidade das bicicletas
Califórnia - EUA
Davis é uma cidade linda. Organizada, arborizada e com particularidades interessantes. Guardadas as devidas proporções, a considero parecida com Brasília: plana, com prédios baixos, avenidas largas e muito espaço verde.


Quando fui informada de que passaria um mês aqui, fazendo um curso pré-acadêmico, fui à internet pesquisar algo sobre este lugar até então desconhecido para mim. “Davis – The Bicycle Capital of the US” foi a primeira referência que encontrei. Fiquei curiosa. Ansiosa. E, ao chegar aqui, ENCANTADA.
A cidade possui ciclovias de ponta a ponta. Há mapas específicos para ciclistas, explicando os lugares reservados para carros (poucos!), aqueles compartilhados por carros e bicicletas (quase todos!) e aqueles reservados às bicicletas (muitos!!!). Os estacionamentos para bicicletas estão em todos os lugares. Todo mundo usa bike aqui. Depois de alugar uma, minha vida ficou incrivelmente mais fácil. E divertida!

Davis é pequena, e pode ser considerada uma cidade universitária. Possui aproximadamente 60 mil habitantes, mas ao iniciarem as aulas esse número cresce para 90 mil. Acho que a universidade ocupa 1/3 da cidade: muito grande!


"Just Relax, you´re in California"

Estava feliz ao chegar à Davis, mas fiquei MUITO mais feliz ao conhecer os meus colegas bolsistas da Fulbright. Cinco estão residindo no mesmo local que eu: uma da Albânia, uma do Vietnam, um da China, uma do Japão e um de Burkina faso, Oeste da África. São muito legais e fazemos praticamente tudo juntos: aulas, passeios, etc. Estamos nos divertindo de verdade! Os demais bolsistas encontramos na universidade e também temos programações em comum. Tem gente de todos os lugares: do Chile, do México, de Gaza, da Arábia Saudita, Peru, Ucrânia.... a lista é mais longa que minha memória! Ah!... e os Japoneses. Os japoneses não são bolsistas da Fulbright, mas estão participando de programas promovidos por suas universidades.... Lots of them! Todo mundo querendo se conhecer, conversar... Tenho me divertido!

Os americanos com os quais tive contato são um capítulo a parte... Gentis, atenciosos, disponíveis e legais. Não, não vou repetir. Ok, repito, gentis, atenciosos, disponíveis e legais. O que posso fazer se não tenho nada diferente disso a dizer?! Tinha uma expectativa totalmente diferente, mas... como disse uma das coordenadoras do curso: “Just relax; you are in California!”.

O clima

Durante meus primeiros dias em Davis o clima estava perfeito. De manhã e à noite um pouco frio, à tarde um pouco quente, mas tudo sob controle. Em meu quarto dia... que vontade de mudar de assunto! 40 graus Celsius.... q-u-a-r-e-n-t-a!

Juro, por pouco não morri. E todos, ao olharem para mim, diziam: “mas você é do Brasil, deveria estar acostumada a altas temperaturas!”. Não, melhor não lembrar. Ainda tive febre e pensei estar com a tal da gripe suína! (ou H qualquer coisa). É, vou mudar de assunto. Agora o tempo está ficando melhor novamente... Um pouco frio de manhã e à noite, um quente tolerável à tarde (principalmente porque estou em salas de aula com ar-condicionado). Mas já avisaram que vai ficar um pouco mais agradável em breve.

3 comentários:

Jaana disse...

Essa tal de Jaana é muito importante mesmo... colaboradora do "semi-fosco, míope e resiliente"!!!!

... Agora só vou ler as notícias da Califórnia em seu blog!!!!!!

Lidia disse...

Jaana é VIP...

Anônimo disse...

Vejamos se com seu abnegado exemplo eu consigo arranjar uma correspondente na Inglaterra