quinta-feira, agosto 20, 2009

Skatopia

Junte Paranoid Park à Mad Max e Woodstock e você terá algo próximo à Skatopia, a Neverland do hoje quarentão Brewce Martin.





Construído por Martin com a colaboração de seus freqüentadores, o local ocupa um terreno de 35 hectares na cidade de Rutland, em Ohio, e é muito mais que uma pista de skate. É a tentativa de erguer um lugar regido por regras próprias, ainda que seja a mais completa falta de regras.

"Meu objetivo é construir um monumento ao skate para que mil anos depois de terminarmos de foder com tudo, algum louco se depare com isto aqui", filosofou Martin à revista Rolling Stone.

Não há bilheterias. Em geral, os frequentadores pagam por sua diversão com algum tempo de trabalho construindo novos obstáculos. Martin também vende ferro velho e pede doações para conseguir o dinheiro necessário para pagar impostos, taxas e sobreviver. Como diz um dos malucos do vídeo abaixo, "o sonho americano. Nada de polícia, nada de governo".



Em Skatopia, as pessoas fumam e bebem se quiserem, o que quiserem e o quanto quiserem e então, se quiserem, dropam por sua conta e risco. Ninguém exige que usem equipamentos de proteção ou os proíbem de atear fogo em um dos muitos carros abandonados no terreno. Ninguém espera que o skatista faça as manobras casca-grossa da moda.

"Só queremos mostrar que as pessoas podem viver seus sonhos sem precisar ser ricas. É uma doença. Todo mundo se refere a "Campo dos Sonhos" quando fala de Skatopia, mas eu sempre vivi assim. Mesmo quando ex-namoradas me diziam que eu ia me tornar um velho sozinho com todas essas coisas que ninguém jamais iria usar, eu simplesmente respondia, "aposto que vão"", conta Martin.

Também há espaço para shows (invariavelmente, de punk ou hard-rock), um museu dedicado à evolução do skate e muitos carros destruídos espalhados pela propriedade. E não parece ser difícil encontrar mulheres atraídas por toda essa testosterona e desordem.

O jornalista Mark Binelli descreveu da seguinte forma o que presenciou durante sua estada em Skatopia.

"Os períodos de caos mais concentrado ocorrem durante o Bowl Bash (algo como festança do Bowl - uma pista em forma de piscina), quando centenas de garotos baixam em Rutland para a versão de Woodstock que acontece em Skatopia. Na primeira edição, em 1996, o primeiro grupo a tocar foi o Stupid America, uma banda punk formada por gays. As bandas tocam no loft localizado no celeiro (ao lado do bowl), o público acampa no terreno, anda de skate, bebe, joga garrafas uns nos outros, dirige loucamente pelas trilhas de terra e fica comemorando o fato de "liberdade" ser apenas mais um termo que designa "ainda tem muita coisa para incendiar por aqui"".


Um comentário:

Anônimo disse...

era tudo o que eu queria