segunda-feira, outubro 05, 2009

Deputado desafia "maconheiros" em show

Dois reparos ao post anterior (Elza Soares em Brasília): Primeiro, a cantora já passou dos 70. Embora ela não revele sua idade, reportagens indicam que ela estaria entre os 75 e 80 anos.
Segundo: Quando escrevi que não houve nenhuma briga ou tumulto, me referia ao público. Esqueci de comentar o momento político mais constrangedor que presenciei em Brasília, nestes meus quase cinco anos na capital federal. Um deputado federal chamando quem quisesse "pro pau".

Transcrevo abaixo matéria do site Congresso em Foco porque, apesar de ter presenciado a cena, fiquei tão pasmo que é como se não tivesse ouvido nada do que o deputado disse.


Deputado é vaiado e xinga manifestantes de "vagabundos"

O deputado distrital (na verdade, federal. Veja post acima) Laerte Bessa (PSC-DF) caiu no bate-boca na madrugada deste domingo (4), após ser vaiado por uma multidão de jovens durante um evento musical em Brasília. Inconformado com as vaias, o delegado e ex-diretor da Polícia Civil do Distrito Federal partiu para o ataque e xingou o público.

“Isso é um desrespeito, seus vagabundos. Muitos de vocês que estão me vaiando são os mesmos que eu já coloquei na cela”, esbravejou o deputado. O fato ocorreu durante a apresentação da cantora Elza Soares no Festival de Música Candango Cantador, na Praça da República.
-
O ex-deputado distrital Miquéias Paz, conhecido animador cultural da cidade, chamou Laerte Bessa ao palco, fazendo referência à emenda apresentada pelo parlamentar para destinar mais dinheiro à cultura de Brasília.

Mal Bessa subiu ao palco, começaram os protestos. Ele perdeu o controle logo no início das vaias, e respondeu com gritos no microfone. Irritado, precisou ser interrompido pela produção do evento, que pediu para ele evitar o clima de briga.

"Vocês todos são uns frouxos"Bessa tentou amenizar o constrangimento após a produção chamar a sua atenção, mas logo emendou novas agressões quando as vaias voltaram a aumentar. “Vocês todos são uns frouxos e vagabundos”, disparou. Durante todo o domingo, a reportagem tentou contato com o deputado. Mas ele não retornou às mensagens deixadas na caixa postal de seu celular.

Essa não é a primeira vez que o deputado se envolve em confusão. Em junho deste ano, ele entrou em rota de colisão com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que havia participado de uma passeata no Rio de Janeiro em favor da legalização da maconha. O deputado, que é membro da Comissão de Segurança da Câmara, convocou o ministro para dar explicações e o acusou de crime de apologia das drogas.
-
Minc negou a acusação e foi irônico na resposta. "Ele [Bessa] quer que todos os usuários sejam presos, o que significaria, pelos meus cálculos, construir mais 10 mil presídios no Brasil. Aliás, dentro dos presídios não costuma faltar drogas", afirmou.

Um comentário:

Anônimo disse...

ele é deputado federal, amigo