domingo, dezembro 13, 2009

Idéias que valem a pena compartilhar

Já conhecem o Ted? Não. Bom, pra começo de conversa, o correto seria perguntar pela TED, já que, inicialmente, a sigla dizia respeito às conferências que, desde o distante ano de 1984, especialistas em tecnologia, entretenimento e design proferiam ou na Califórnia (EUA), ou em Oxford (Inglaterra).

Desde o princípio, a proposta era permitir que pessoas de destaque em suas áreas de atuação pudessem partilhar suas experiências e idéias com uma audiência seleta, capaz de refletir e espalhar novas práticas.

A idéia deu certo e atraiu muita gente boa disposta a resumir, em no máximo 18 minutos, alguns dos aspectos mais importantes das descobertas, invenções, idéias e ações que julgam mais importantes para os nossos dias e para o futuro.

Com o advento das novas tecnologias de informação e comunicação e a crescente valorização da idéia de formação de redes, não tardou para que um grupo de pessoas se propusesse a disponibilizar gratuitamente, pela internet, o conteúdo destes encontros. Surgiu assim o Ted.com, um site reunindo as “idéias que valem a pena espalhar”.

Com o site e a popularização da internet, o que antes ficava restrito a uma seleta platéia de convidados agora está ao alcance de qualquer interessado com acesso à rede mundial de computadores.

Abaixo, a título de demonstração, postei dois dos vídeos de que mais gostei: o da escritora peruana-chilena Isabel Allende e o da pouco conhecida (no Brasil) ativista Majora Carter, que em um discurso emocionado, explica de maneira clara os conceitos de Justiça Ambiental e sustentabilidade ao contar como bairros habitados por minorias raciais ou sociais sofrem mais com os efeitos de políticas urbanas impensadas. Para assistí-los aqui mesmo, é só clicar sobre o nome delas nas janelas abaixo.
No site http://www.ted.com/ há centenas de outras palestras. Proferidas em inglês, elas são traduzidas por voluntários de diversos países. Caso as legendas não apareçam automaticamente, basta selecionar o idioma desejado, clicando em view subtitles e escolhendo a opção Portuguese (Brazil)). No caso do vídeo de Allende, talvez seja necessário primeiro colocar legendas em espanhol e só depois optar pelo português.





Nenhum comentário: