domingo, março 25, 2012

Sempre pode piorar....


"Pode se preparar para dormir mais tarde, porque hoje tem a estreia do mais novo programa da Globo, The Ultimate Fighter, o reality show que vai selecionar um único lutador para participar do UFC". Ouvi isso há pouco, no Fantástico.

A culpa é minha, comentarão meus três leitores. O que estava fazendo que, na falta de companhia melhor, não estava deitado com um livro? Maldade. A notícia era tudo pelo que eu esperava para fechar meu final de semana. Saber que poderei "dar uma espiadinha" em 16 orelhas de couve-flor confinados numa casa, disputando seja lá o que for.

Nem acredito que conseguíamos dormir e nos preparmos para mais uma longa semana de ônibus cheio, trânsito engarrafado, poluição, dinheiro público desviado, alto custo de vida e falta de segurança sem termos visto o quanto é sacrificada a vida dos lutadores de MMA.

Eu achava impossível a tv brasileira voltar a nos surpreender após importar a fórmula Big Brother, que se adaptou tão bem ao nosso fértil solo televisivo. Felizmente, há quem pense `fora da caixinha´. Sensíveis produtores capazes de identificar o real interesse do público, aquela necessidade que nós mesmos não sabemos ter, mas que logo fica clara quando se divulga o primeiro excelente resultado de audiência.

Afinal, como a imprensa não se cansa de noticiar, o MMA é o esporte que mais cresce em popularidade no país. Já deve ser o segundo mais assistido no Brasil. A origem da informação, ou seja, a pesquisa que identificou isso, ninguém nunca viu, mas quem vai duvidar se até o Galvão Bueno passou a narrar lutas e o Ronaldo a agenciar lutadores. Estes caras sabem onde enfiam... sua torcida patriótica.

E não só eles. A Sandy, por exemplo. Após ser selecionada pela Globo para apresentar a atração, a namoradinha do país, que já tinha revelado ter um lado devassa, tornou pública sua paixão pelo MMA. Disse que treina boxe, assiste à lutas e até tieta lutadores.

(Deus! Sandy não vai ler este post, mas como eu também não vou adicioná-la ao meu facebook, fica aqui mesmo meu recado: menina, se você realmente gosta de se exercitar treinando boxe, procure outra academia, porque aqueles soquinhos que você apareceu dando no saco de pancadas indicam que alguém anda te aplicando o 171)

As outras emissoras, como sempre, irão correr atrás do "prejuízo". Talvez tenham que variar o tema, mostrando as dificuldades de jovens durante as peneiras de clubes de futebol; o desafio dos surfistas que vivem longe do mar ou pelo menos de ondas de qualidade; ginastas sem patrocínio, skatistas que só conseguem sobreviver do esporte se deixarem o país, tenistas vindos das "comunidades", corredores sem pistas de atletismo etc, etc, etc

Além da matéria caprichada sobre a nova atração da emissora, o Fantástico ainda exibiu o quadro O Que Vi Da Vida, com o também lutador Anderson Silva. Desligo a tv, pego uma revista e vou me deitar.

Entendo o quanto os atletas de qualquer esporte tem que suar para chegar a algum lugar. Admiro a disciplina e o despreendimento necessários à prática destas lutas da moda, mas, sinceramente, não creio que esse súbito interesse da Globo seja algo construtivo. Interesse, aliá, que me dá alguma esperança. Quem sabe, com a Globo encampando a prática com tanta avidez, não acontece o mesmo que vem ocorreu com o futebol brasileiro. Não. Não estou me referindo ao fato de que, hoje, um torcedor morreu e outro dois foram internados após uma briga de torcidas em São Paulo. Falo é da total falta de brilho e de organização do futebol brasileiro, administrado por...bom, a esta altura, vocês sabem por quem.

Nenhum comentário: