segunda-feira, junho 18, 2012

Coincidência ou redenção


"Há cerca de 20 estudos sobre LSD em andamento no mundo, um renascimento do uso terapêutico da droga", afirmam os jornalistas Marcelo Osakabe e Marcelo Moura na revista Época desta semana. (clique aqui para ler a íntegra da matéria).

Não tenho interesse particular no assunto, mas chamou minha atenção a coincidência de os repórteres também resgatarem a figura de Timothy Leary (veja texto sobre as memórias do norte-americano publicado pelo semifosco há mais de mês) para sustentar a tese de que o medo e o conservadorismo surgido na segunda metade do século passado como resposta aos movimentos liberais ofuscou e impediu o prosseguimento de pesquisas acadêmcias que tinham o intuito de verificar os efeitos do uso terapêutico do LSD e de outras drogas. 

"Um detento da prisão de San Luis Obispo sobe até o telhado e, pendurado em cabos de telefonia, atravessa o pátio e pula o muro. Do lado de fora, um carro o aguardava. Dias depois, ele chegou à Argélia, sob os cuidados do grupo revolucionário Panteras Negras. O fugitivo era Timothy Leary, doutor em psicologia formado pela Universidade Berkeley e professor de Harvard" - Época

Reforço a dica: concorde ou não com a tese, o livro de memórias de Leary - Flashbacks: LSD, a Experiência Que Abalou o Sistema é um verdadeiro quem foi quem nas últimas quatro décadas do século passado.

Nenhum comentário: