sexta-feira, fevereiro 05, 2010

E O OSCAR NÃO VAI PARA...

Um adendo tardio ao comentário anterior.


Afinal, do ponto de vista artístico (que deveria ser o mais importante para nós, simples mortais) que importância tem o Oscar?


Charles Chaplin nunca recebeu uma estatueta por melhor direção ou filme (recebeu, sim, por música, vejam só!). Nem Orson Welles levou por Cidadão Kane, indicado, em 1941, em nove categorias. Tampouco Alfred Hitchcock.


E Martin Scorsese? Ganhou com Os Infiltrados, um bom filme, mas longe, muito longe de causar o impacto que na época do lançamento causaram Taxi Driver (1976) ou Touro Indomável (1980) Nestes anos, sabem que levou os prêmios de melhor filme? Rocky e Gente como a Gente.

Gente como a Gente????

Isso para não falar em tantos outros importantes cineastas que não produziam em Hollywood, mas cuja obra foi importantíssima para o desenvolvimento artístico do cinema.

Ou seja, para o restante do mundo, a importância do Oscar deveria ser relativizada. Ao menos até que O Segredo dos Seus Olhos ou outros excelentes "filmes estrangeiros" (não yankees) pudessem disputar em condições de igualdade o mesmo título ao qual foram indicados Avatar ou Invictus.

Nenhum comentário: