terça-feira, janeiro 24, 2012

Roberto Leal 8, Lady Gaga 0


O Blogger oferece a nós blogueiros um mecanismo bastante interessante que nos permite saber quais os posts (textos) mais acessados durante determinados períodos, o `caminho´ que o visitante fez para chegar ao blog (se, por exemplo, pesquisando uma determinada palavra no google) e o país de onde ele é.

Foi graças a este feedback (resposta), por exemplo, que eu descobri que um comentário meu havia sido citado na página do documentário José & Pilar, a respeito do escritor português José Saramago. Além de uma noção mínima de o quanto nossa vaidade e futilidade anda ecoando, a ferramenta também contribui com surpresas. Às vezes inesperadas.

Lady Gaga, por exemplo. Apontada como a rainha do pop, é um fenômeno internacional, não?  Pois bem. Há 11 dias eu escrevi um texto (O Mundo Está Gagá) endossando a opinião de um jornalista português que considera a loira “um embuste” musical. Para minha surpresa, neste período, ninguém, NINGUÉM, acessou o SEMIFOSCO por ter pesquisado a expressão Lady Gaga no google.  Já o texto Até Tu Roberto?!?, a respeito dos reality shows brasileiros, foi acessado ao menos uma vez durante os últimos oito dias. E, segundo as estatísticas, não por mencionar os programas Big Brother e Mulheres Ricas. Nããããooo! As pessoas chegaram ao SEMIFOSCO ao procurar no google notícias sobre ... Roberto Leal. Sim, o cantor português. Aquele do tiro-liro-liro. Aqui, doidão de chá de cogumelo em um programa da tv portuguesa.  

Conclusão falsa: Roberto Leal 8 X 0 Lady Gaga.

O que, realisticamente, me leva à seguinte conclusão, esta sim mais próxima da realidade: fosse eu o Reinaldo Aze[ve]do, da Veja, acostumado a achar que o mundo é aquilo que quero ver da minha janela, diria que Roberto Leal é mais famoso que Lady Gaga.

E não é só isso. Ao longo da última semana, o segundo post mais acessado foi Basalto Que Emana dos Seus Poros..., sobre a cantora brasiliense Ellen Oléria (alguns dos acessos tiveram origem numa pesquisa sobre a baixista da banda que toca com Ellen, a Pret.Utu, Paula Zimbres).


 

Nenhum comentário: