quinta-feira, janeiro 28, 2010

Biscoito Fino Às Massas


Óbvio ululante: são raras, muito raras, as ocasiões em que a tv brasileira se digna a presentear os telespectadores com programas de qualidade, inteligentes e belos. E não por falta de capacidade ou de condições. É que, como já foi dito, ninguém nunca deixou de ganhar dinheiro subestimando a inteligência do público. Estão aí os realitys shows para comprovar a tese.

Aí, de tempos em tempos, talvez para se redimir dos pecados ou justificar o argumento de que os programas brasileiros estão entre os melhores do mundo, alguém decide lançar algo que preste.

Produzida pela O2 Filmes e pela Rede Globo, que a exibiu no segundo semestre de 2009, a série de TV Som & Fúria é um destes casos. Foi, sem sombra de dúvida, uma das melhores produções que a tv brasileira levou ao ar no ano passado, oferecendo biscoito fino às massas ao misturar Shakespeare às histórias dos atores que integram a Cia do Teatro Municipal de São Paulo.

Agora, lançada em dvd (R$50), é possível avaliar o conjunto da obra de mais de 8 horas de duração e se surpreender não só com a excelência da atuação de um elenco inspirado, mas também com a qualidade do roteiro e com a coesão narrativa, mesmo tendo sido dirigida por vários diretores (Fernando Meirelles, Toniko Melo, Gisele Barroco, Fabrizia Pinto e Rodrigo Meireles).

Difícil apontar a melhor atuação entre o elenco que reúne Felipe Camargo, Andréa Beltrão, Cecília Homem de Mello (a vice-secretária-geral da companhia de teatro, Ana), Dan Stulbach, Cris Couto, Daniel Dantas, Daniel de Oliveira, Gero Camilo, Maria Flor, Pedro Paulo Rangel, Wandi Doratiotto, Paulo Betti, Rodrigo Santoro e muitos outros ótimos atores.

Se puder, compre já. Se não, dê um jeito de tomar emprestado, alugue, baixe ou encomende ao seu "pirata" preferido pois coisa fina assim a tv não costuma reprisar em horários mais acessíveis.

Nenhum comentário: