quinta-feira, dezembro 29, 2011

Morte de estudante motiva protesto contra condições do sistema de saúde no DF



Enquanto a imprensa, sobretudo as tvs, dedicavam preciosos minutos para satisfazer o desejo de aparecer de boleiros, periguetes, policiais e advogados cariocas, 120 pessoas protestavam, ontem (28), em Brasília (DF), contra as péssimas condições de atendimento no Hospital de Base e o sistema público de saúde do Distrito Federal. A informação sobre o ato que não foi publicado por nenhum veículo é da Secretaria de Comunicação da Universidade de Brasília (UNB).  

A mobilização foi convocada por meio de um vídeo postado no You Tube por um primo do  estudante de ciências sociais Júlio Cesar Pinto Lima, de 22 anos. Dizendo se chamar Rafa [Gustavo], ele explica que Lima foi baleado em 26 de novembro, ao ser assaltado quando saía de uma festa organizada por estudantes da própria UNB para arrecadar fundos para a formatura. A festa aconteceu no Rotary Club, em Taguatinga. O autor do disparo que atingiu o pescoço de Lima levou o carro do estudante e ainda não foi preso. 

Após passar por uma cirurgia e deixar a UTI, Lima foi levado ao Hospital de Base, onde, de acordo com Rafa, foi tratado com extremo descaso pela equipe médica e sofreu um "choque pirogênico".

Não bastasse ser mais uma vítima da falta de segurança pública, o estudante, que se recuperou do tiro e chegou a apresentar melhoras, acabou contraindo uma pneumonia que o deixou em coma no último dia 20. Lamentavelmente, Lima morreu na véspera do protesto. "Ele foi vítima da rede hospitalar deficiente da capital do país e de um corpo clínico irresponsável", diz Rafael no vídeo.

Nenhum comentário: