domingo, julho 15, 2012

O Lado obscuro da Força

                                                       "Rosane Collor agora é minha subcelebridade favorita" - usuário do twitter poucos minutos após o fim da entrevista

                                            "Perdi meu tempo vendo a entrevista feita para promover o futuro livro" - da apresentadora e ex-global Leda Nagle, no twitter


A esta altura da vida, já sei o valor do conhecimento. Nada melhor, portanto, que encerrar o domingo aprendendo algo mais sobre a história do meu país. Mesmo que seja da história recente, já que a memória é traiçoeira. A minha, por exemplo, insistia em me fazer crer que nas eleições presidenciais de 1989 houve, entre outras coisas, um episódio envolvendo um certo debate eleitoral mal editado pelo jornalismo da Globo que, segundo todos, interferiu no resultado do pleito. Segundo minha falível memória, a própria direção da Vênus Platinada havia reconhecido o erro recentemente.

Hoje, contudo, graças ao infatigável jornalismo investigativo do programa Fantástico, aprendi que nada disso teve importância. Não foi graças ao apoio dos grandes grupos de comunicação (Globo e Veja, principalmente) que o "caçador de marajás" Fernando Collor de Melo venceu o "sapo barbudo" petista Luiz Inácio Lula da Silva e chegou ao Palácio do Planalto para ser deposto dois anos depois. Segundo o programa global, Collor foi eleito e se manteve no poder (ainda que por pouco tempo) graças sim à ... rituais de magia negra.

Quem disse isso à experiente jornalista Renata Ceribelli? A dindinha Rosane Collor, ex-primeira dama que hoje briga com o ex-marido na Justiça para assegurar a pensão alimentícia de R$ 18 mil que ela considera pouco. O resultado prático das sessões de matança de animais na Casa da Dinda não chega a ser dita claramente, mas fica implícita. Collor foi eleito o mais jovem presidente brasileiro. Mas vejam só no que deu. Ele devia ter pedido o endereço de Bita do Barão, o pai de santo que presta serviços ao imortal Sarney. Este sim sabe fazer um trabalho bem feito.

Anunciada como uma entrevista bombástica, a divulgação da suposta matéria com a ex-primeira dama pegou mal nas redes sociais. De maneira geral, a impressão foi: que diabos é isso? Ex-mulher raivosa é fonte? Cabe iniciar a matéria mostrando-a em sua nova fase evangélica? Adeptos das mais diversas teorias da conspiração argumentam que a Globo não dá ponto sem nó e se perguntam: por que o Fantástico agora decidiu fazer isso? Ali não há bobos e ninguém dá ponto sem nó. Terá sido simplesmente para divulgar o livro (qual será a editora? Globo??) ou o objetivo maior era mandar um aviso para o Collor?

Tudo bem. Rosane estava lá, acompanhando de perto um dos momentos mais tensos da história política brasileira. Só que com apenas 27 anos, ela era então considerada uma porta. Difícil acreditar que mesmo após 20 anos ela tenha qualquer outra coisa de interessante a revelar que não diga respeito a origem do dinheiro de que ela também desfrutou e, pelo visto, continua desfrutando. Sobre isso, nem uma palavra.

 Vou dormir feliz. Satisfeito com o jornalismo brasileiro. Ciente de que o Fantástico não medirá esforços para continuar nos brindando com importantes informações que nos ajudem a entender a história de nosso tempo. E me estimulando a fazer o mesmo. Tanto que já recorri a outro oráculo, o Google, para resgatar as últimas notícias envolvendo Fernando Collor e tentar entender o que o alagoano andou fazendo recentemente para contrariar a toda poderosa. O jornalista Luiz Nassif sugere que pode ter a ver com um discurso recente do senador, que atacou a imprensa durante uma sessão da CPMI do Cachoeira, chamando a Veja de um covil de bandidos. Como se vê, só mesmo o ceticismo pode nos salvar.

(Rogério Tomaz - Globo mira Collor e pode acertar Perillo)
(Estado de S. Paulo - Rosane vira piada na internet)
(Blog do Mauricio Stycer - Entrevista de Rosane ao Fantástico é uma ducha de água fria)


 

Nenhum comentário: