quarta-feira, outubro 27, 2010

Topetudos Esquecidos - Stray Cats

Embora tenham nascido nos Estados Unidos, na década de 1960, Brian Setzer (guitarra), Lee Rocker (baixo) e James McDonnell (bateria) amavam Eddie Cochran, Carl Perkins e Jerry Lee Lewis, ícones precursores do rock´n´roll feito por brancos, lá nos idos de 1950.


Ainda que tenham chegado aos palcos com quase 30 anos de atraso, numa época em que o estilo que mais os interessava – o rockabilly - já não possuía qualquer atrativo comercial, os três não tiveram vergonha de se apropriar dos topetes, ternos e da musicalidade imortalizada por seus ídolos para conseguir a atenção da mídia, das novas gerações e de alguns saudosistas da picardia e da sonoridade “perdida” em meio à lisergia dos anos 60.

Juntos, eles formaram a Stray Cats (clique aqui para ouvir o cd The Best Of...). Não encontrando boa receptividade nos Estados Unidos, os três se mudaram para a Inglaterra, onde, em 1981, já haviam conquistando suficiente número de fans e receberem um convite para gravarem seu primeiro disco. A partir daí, foi questão de tempo para que os Stray Cats voltassem a se apresentar em seu próprio país. De volta aos Estados Unidos, contaram com o providencial surgimento de um novo veículo e do aprimoramento técnico de uma então incipiente linguagem artística: a MTV e os videoclips.

Apesar dos três (principalmente Lee Rocker) serem excelentes músicos, a energia da banda aos poucos foi se extinguindo e o resultado final do trabalho começou a soar engessado, repetitivo. Hoje, embora a banda continue contando com um site oficial, cada integrante tem sua carreira solo e agenda de shows própria.
O irônico é que, assistindo hoje aos clipes da banda, chega-se à conclusão de que o visual retrô dos Cats não consegue ser tão estranho nem tão irônico quanto os modelitos e os cortes usados pela parcela do público vestido conforme à moda dos anos 80.

Nenhum comentário: