quarta-feira, abril 27, 2011

Sobre blogs

Talvez eu seja um idiota, não discordo, mas vivemos uma época de liberdade de pensamento e expressão onde até os idiotas tem vez”

Rs,rs,rs,rs

Em prol da democratização dos meios de comunicação, faço minhas as palavras do professor Guto Capucho, de Cachoeira Paulista.

Sua declaração foi publicadas em um post a respeito do episódio de homofobia protagonizado pela torcida da equipe mineira Sada Cruzeiro contra Michael, jogador do Vôley Futuro (SP) e que acabou virando um desabafo “integralista” (segundo um leitor crítico do Blog do Capucho) contra Minas Gerais, estado que, segundo o autor, sempre ferrou com São Paulo.

Discordo de muito do que Capucho escreve, mas admiro seu blog. Seja porque ele não dá muita bola para o politicamente correto, seja porque ele tem um ótimo gosto musical. 

*
Um outro blog em que também vale a pena gastar algum tempo é o da urbanista e professora da Universidade de São Paulo (USP), Raquel Rolnik. 

Ex-secretária do Ministério das Cidades do governo Lula e atual relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Direito à Moradia Adequada, Raquel comenta temas caros às grandes cidades como urbanização, transportes, política habitacional, etc 

Ontem (26), por exemplo, ela divulgou a íntegra do relatório em que apresenta a ONU indícios de violações ao direito popular à moradia adequada cometidos em função da preparação brasileira para a Copa de 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016. 
As denúncias referem-se a diferentes cidades, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Natal e Fortaleza, nas quais, para Raquel, parece haver um padrão de falta de transparência, consulta, diálogo, negociação justa e participação das comunidades atingidas em processos relativos a remoções já realizadas ou planejada e que podem gerar a formação de novas favelas e o surgimento de mais famílias sem teto. 
 
*
Para não dizerem que não falei de flores, volto a recomendar a leitura do blog quintal de casa, terreno coletivo onde as 11 "jardineiras" que o cultivam registram poemas, crônicas, imagens, sonhos, devaneios, em geral de ótima qualidade. 

*

Por fim, para os amigos que curtem esportes radicais, street art e contracultura, vale acessar o blog do skatista e fotógrafo Otávio Neto, cujas imagens fazem a síntese entre arte e esportes.

Um comentário:

Valéria Barros Nunes disse...

Valeu pela recomendação ao quintal de casa, que agora tem um brotinho estreante nas letras. Deixe lá seu comment para o poema da Diana.
estou amando acompanhar suas recomendações.
bjinx