segunda-feira, julho 22, 2013

O brinquedo do diabo


Quando eu iria imaginar a existência de um filme como este curta the devil´s toy, filmado ao melhor estilo Nouvelle Vague de clássicos franceses como Os Incompreendidos*, lançado apenas quatro anos antes, pelo cultuado cineasta francês, François Truffaut. 

*(Os Incompreendidos é sobre um garoto de 12 anos que, com dificuldades de relacionamento com os pais, passa a cabular, bolar, gazetear aulas para zanzar pela cidade e cometer pequenos delitos que acabam o levando a ser internado em um reformatório. Grande clássico da temática rebeldia juvenil)



Dedicado "às vítimas da intolerância", o curta foi filmado nas ruas de Montreal, Canadá, por Claude Jutra, ainda em 1966. Sinal de que a repressão ao ócio criativo e o empenho de milhares de jovens dispostos a demonstrar que "Skateboarding is not a crime" não é de hoje. E de que tampouco a perseguição ao "carrinho" começou no Brasil, onde, em 1988, o então prefeito de São Paulo, o ex-presidente da República, Jânio Quadros, proibiu a prática do esporte em toda a cidade (assista no fim do post trecho do excelente documentário brasileiro Vida Sobre Rodas) 

Hoje motivo de piadas, o episódio, na época, levou centenas de crianças e adolescentes à desobediência civil, gerando matérias e mais matérias na mídia. Mesmo assim, até o ano passado, tramitava na Câmara Municipal de Santos (SP), um projeto de lei para restringir o ir e vir de skatistas, limitando o deslocamento a locais predeterminados.

Nenhum comentário: