sexta-feira, abril 06, 2012

A Distância Entre o Sonho e a Realidade


Brasília. Distrito Federal.

Um sonho? Um desvairio terceiro-mundista que, a alto custo, se materializou no meio do nada? Uma aventura civilizadora? Necessidade integracionista? Demonstração do gênio brasileiro? Puro exibicionismo? Ação pública para benefício escuso privado? 

Fosse em qualquer outro país, a história da construção de Brasília já teria sido contada e recontada sob todos os pontos de vista possíveis. Com isso, hoje, qualquer um, por mais modesto que fosse, teria informações para dizer algo como: "Ué! Como assim não vai dar tempo de os estádios e aeroportos estarem prontos para daqui a três anos?!?! Construímos uma capital moderna, incluindo lago artificial, em apenas três anos e meio. E isso no final dos anos 50, do século passado". (Tudo bem, tudo bem. Não havia os necessários cuidados com o meio ambiente que há atualmente, mas, de qualquer forma...)

Aqui, uma dessas possibilidades. Filmada por Joaquim Pedro de Andrade, ainda em 1967, com narração do poeta Ferreira Gullar, que chegou a viver na cidade, mas não resistiu e logo retornou ao Rio de Janeiro. (Hoje, por mais que a vida tenha fugido ao plano, quem sabe, talvez, o poeta não lamentasse a decisão se voltasse a vivenciar o cotidiano brasiliense)


Nenhum comentário: