Acho que não entendi...
Ao participar, hoje (15), do programa de entrevistas Roda Viva, da TV Cultura, o presidente do PT, Rui Falcão, foi questionado sobre marketing eleitoral, alto custo das campanhas publicitárias e, principalmente, sobre quem paga pelo serviço do marketeiro João Saldanha. Falcão disse que o PT paga Saldanha pelos programas que ele produz para o partido. Não entrou em detalhes sobre a assessoria à presidenta, como no episódio das manifestações populares (já ouvi quem fale em um 33º ministro "sem pasta"). Concordou com a afirmação de que o custo das propagandas é alto, mas disse que esse é um serviço especializado "regulado pelo mercado" e, talvez, justificado pelo tamanho das equipes e sazonalidade com que é feito. Na sequência, o petista defendeu a necessidade de mudanças no sistema político para garantir e permitir novas e mais constantes formas de os partidos políticos se dirigirem ao eleitorado e de promover o debate político.
Daí veio a pergunta sobre se Saldanha, bom marketeiro quando se trata de rádio e tv, não precisa se atualizar para lidar com as redes sociais. Mais que discordar, Falcão explicou que o trabalho da legenda na internet não se limita ao desenvolvido pela equipe de Saldanha. O argumento seguinte eu não entendi. Ou fiz não entender à espera de que alguém desenhe para eu compreender ...
Segundo Falcão, há, nas redes sociais, três diferentes (não lembro a palavra exata que ele empregou), digamos, usuários: os hackers, "com quem o PT não trabalha"; os partidários e.... os "grandes blogueiros voluntários" como Luiz Nassif, Paulo Henrique Amorim e Luiz Carlos Azenha. Atenção. Foi o petista quem confundiu rede social com blogueiros, não o semifosco aqui. Foi ele também que garantiu que o PT não trabalha com hackers, do que se conclui que `trabalha´ com os demais ... voluntários (?!)
Como não confio nas minhas opiniões nem quando penso ter entendido algo e como a cópia do programa ainda vai demorar um pouco para chegar à rede, fui checar se outras pessoas tinham ouvido o mesmo que eu como reagiram. Suzana Guaranikaiowá confirmou, no twitter, o que eu imaginava ter escutado: "Vi Rui Falcão falando de blogueiros voluntários e "estabelecidos" como os grandes Nassif, PHA e Azenha".
Então ele, de fato, citou os três ao dizer que o PT não conta apenas com Saldanha para propaganda na internet. Mas em que contexto? Por quê? Não estou bem certo. Já o Cândido Cunha concluiu, também no twitter, que "Rui Falcão está entregando a galera dos tais blogs progressistas". Conclusão semelhante a de Rodrigo Terra, que escreveu que "agora o Rui Falcão entrega os "blogueiros progressistas" a serviço do PT e do governo Dilma".
O verbo entregar ou outros de idêntico sentido surgem em outras mensagens postadas na rede. Não serão muito fortes para atribuir a uma declaração que pode ter sido mal interpretada?
Não para Deborah Alvim, que classificou como "impagável" a citação aos blogueiros que, nomeados pelo presidente do PT nessas condições, ela acabou por identificar como profissionais "chapa branca". Por quê? A melhor resposta vem de Henrique Costa: "Rui Falcão acaba de comprometer os blogueiros progressistas com o governo, citando um por um aqueles com quem o governo trabalha".
Imagino que não pegue bem para jornalistas serem citado nesses termos, digamos, pouco claros. Partindo do princípio de que os profissionais da área dependem da credibilidade que inspiram, é de se imaginar que os três não tenham ficado nada satisfeitos com a declaração de Rui Falcão que eu não entendi, mas que suscitou conclusões como a de Jesus Artur Barbosa: "Quando ler alguma matéria de Nassif e de PHA, já sabe: marketeiros do PT".
Agora, seria oportuno não compreender um oportuno e idêntico ato falho que viesse a ser inadvertidamente cometido por alguém ligado ao PSDB. E olha que não tem faltado oportunidades para uma infeliz e esclarecedora declaração como essa do petista. Só nas últimas semanas, o Roda Viva entrevistou, praticamente na sequência, FHC e Serra. Sobre o quê? Não me lembro, como também não lembro de mais nada que o presidente do PT disse há pouco - nada além disso mesmo que não entendi e de que ele afirmou ainda não ter ouvido o clamor das ruas por mudanças. Pois é. Só me lembro do que não entendi e do que Rui não ouviu. Mesmo assim, gostaria de ouvir quem são, na opinião do PSDB, nossos grandes jornalistas e blogueiros. É de se imaginar que o partido também acredite haver muitos deles. Eu próprio, mesmo não sendo tucano, me lembro de um que, nas últimas eleições, publicou vários textos defendendo (aparentemente, de graça) o nome do sujeito que ele próprio, jornalista, acreditava ser o melhor candidato tucano à prefeitura de São Paulo.
Realmente, não sei porque os partidos pagam tanto aos publicitários.
(no mais, o programa se desenrolou entre altos e baixos, tanto do entrevistado, quanto dos entrevistadores e, por horas, apareceu entre os assuntos mais comentados, no Brasil, no twitter)
2 comentários:
Boa meu velho! Excelente texto! E não tinha focado nessa fala do Rui Falcão. Bahh!! Quem o PSDB tem como "marqueteiro"na blogosfera ficou na dúvida mesmo...
Pois é, meu velho, mas como a "personagem" da notícia era o Falcão, senti falta dos entrevistadores o questionarem sobre sua declaração. Como assim "o PT" não trabalha com tais? De onde subentende-se que "trabalha" com os outros quais. Que trabalho é esse?
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