sexta-feira, agosto 26, 2011

Proto-Surf

Um achado arqueológico pode obrigar a Prefeitura de Santos (SP) a recolher algumas placas de bronze e publicidades espalhadas pela cidade e reescrever a história.

Um vídeo localizado no interior de São Paulo revela cenas até então ignoradas de pessoas pegando jacaré em Copacabana no distante ano de 1928. Disponibilizados no youtube por um tal Cau Barata, o documento pode reforçar os argumentos daqueles que não reconhecem o cidadão santista Thomas Rittscher como o pioneiro do surf brasileiro.

A questão agora é se correr ondas deitado sobre objetos semelhantes a uma prancha de isopor pode ser considerado com um primeiro indício do surgimento do esporte no Brasil, tirando o mérito de Rittscher, que não só construiu, na década de 1930, uma pesada prancha de madeira, como é a primeira pessoa a ser registrada em pé sobre as ondas.
 


Comparando o vídeo com as fotos de Rittscher em ação, não dá para negar que ainda que o Rio passe a ser considerado o berço do esporte no Brasil, terá sido em Santos que ele deu seus primeiros passos.





Nenhum comentário: