quarta-feira, agosto 24, 2011

Escritores voltam a cair na rede caiçara

 
Com um show do tradicional grupo santista de samba Ouro Verde e de Wandi Doratiotto (ex-Premeditando o Breque), começa às 19 horas de hoje (24), em Santos (SP), a terceira edicão do Tarrafa Literária - Festival Internacional de Literatura.

Realizado com o incentivo do Ministério da Cultura, o evento levará ao litoral 22 autores já consagrados. Em duplas, escritores como Laurentino Gomes ("1808"), Fernando Morais ("Chatô"), Isabel Lustosa ("D. Pedro I - Um herói sem nenhum caráter), Reinaldo Moraes ("Pornopopéia"), Mário Prata ("Diário de Um Magro"), Fabrício Carpinejar ("Borralheiro - Minha Viagem pela Casa") e o dramaturgo Mário Bortolotto conversarão sobre suas obras, literatura, blogs, jornalismo, histórias em quadrinhos, entre outros temas.

Como em 2010, o evento esta ano também contará com a participação de autores estrangeiros. A portuguesa Inês Pedrosa ("Fica Comigo Esta Noite") e o irlandês Ian Sansom ("A Verdade Sobre os Bebês de A a Z") falarão, respectivamente, nas noites de sexta-feira (26) e sábado (27).

A primeira tarde de bate-papos, amanhã (25), será destinada ao jornalismo. Na primeira mesa, as 16 horas, estarão os jornalistas Adriana Carranca (“O Irã Sob o Chador” - Editora Globo) e Sérgio Dávila  (editor executivo da Folha de S.Paulo e curador da coleção "Jornalismo de Guerra”  - Objetiva). Já as 19 horas será a vez dos repórteres José Carlos Marão e José Hamilton Ribeiro falarem sobre o recém-lançado “Realidade Re-Vista” (Realejo).

O evento também servirá para o lançamento de novos títulos, como "Blogs do Além", do publicitário  Vitor Knijnik. O livro reúne os melhores textos publicados por Knijnik no blog de mesmo nome. Irônicos e bem-humorados, cada texto é atribuído a uma personalidades históricas já morta. Entre os políticos, artistas, cientistas e atletas que já "psicografados" pelo autor estão Nelson Rodrigues, Darwin, Madre Teresa de Calcutá e Pedro Collor ("como sempre digo, os caras-pintadas marcaram uma época. Mas os caras de pau são permanentes).

No sábado (27) e no domingo (28) haverá uma oficina de criação literária. Autores e editores falarão sobre o mercado editorial e sobre o dia a dia da produção literária e jornalística. As inscrições para o evento, no entanto, já estão encerradas. Também no domingo, os cartunistas Laerte (Piratas do Tietê) e Caco Galhardo (Pescoçudos) conversarão sobre o universo das HQs e suas influências. No final de semana haverá também uma programação especialmente pensada para as crianças.

O festival acontece até o próximo domingo (28), no Theatro Guarany, (Praça dos Andradas, S/Nº - Centro). A entrada para acompanhar os bate-papos dos autores é gratuita. A programação completa está disponível no site www.tarrafaliteraria.com.br

Nenhum comentário: