sexta-feira, setembro 03, 2010

Festival de teatro em Santos quer promover produção ibero-americana

Sede do maior porto da América Latina, a cidade de Santos, no litoral de São Paulo, foi escolhida para abrigar um novo festival dedicado à produção teatral de países ibero-americanos. De acordo com os organizadores do evento, nada mais natural que a cidade-porto fosse escolhida por simbolizar um espaço de encontro de diferentes povos e da cultura ibero-americana.

O
rganizado pelo Serviço Social do Comércio de São Paulo (Sesc-SP) até o próximo dia 11, o Mirada – 1º Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos trará à cidade 13 peças nacionais e 18 internacionais, além de debates, exposições e mostras de vídeo que permitirão a troca de informações entre atores, diretores, dramaturgos, produtores e o público, além de poderem conhecer exemplos do que de melhor vem sendo feito em termos de teatro na Argentina, Bolívia, Colômbia, Espanha, Venezuela, no Equador, México, Peru, Chile, Uruguai, em Portugal e aqui mesmo, no Brasil. Toda a programação está disponível no site www.mostrasescdeartes.com.br/mirada.

"São todos espetáculos com diretores e grupos renomados", garantiu à Agência Brasil o gerente do Sesc de Santos, Luis Ernesto Figueiredo Neto, ao explicar que a proposta é que o festival se espalhe por toda a cidade de cerca de 430 mil habitantes. Além dos 11,5 mil lugares disponíveis para os espetáculos em locais fechados, espaços públicos ao ar livre como uma praça no jardim da praia, o Emissário Submarino e um casarão restaurado no Centro Histórico serão usados como espaço cênico.

Os ingressos para ao menos seis espetáculos já haviam se esgotado até a noite de ontem (2), quando os atores da companhia mexicana Teatro de Ciertos Habitantes subiram ao palco do Teatro do Sesc para, por meio de seu teatro-ópera, contar a história dos
castrati – jovens que, na Idade Média, eram castrados a fim de manter o timbre agudo de voz característico da infância.

A julgar por este primeiro espetáculo, nem mesmo a diferença de idiomas será um empecilho para que o público aproveite a oportunidade. Apesar de alguns problemas iniciais com a projeção, quem não domina o espanhol pode acompanhar a história com a ajuda de legendas. Já para as apresentações ao ar livre, a seleção dos espetáculos privilegiou os que proporcionam a interatividade com a plateia e de fácil compreensão.

Segundo a ensaísta e professora da Escola de Artes Dramáticas (EAD) da Universidade de São Paulo (USP) Silvana Garcia toda a iniciativa que busque aproximar os profissionais da área e o público em geral da produção artística de países vizinhos e que revele a pluralidade de gêneros e os diferentes métodos é importante.

"Este intercâmbio é fundamental. Para os profissionais, permite que se informem e aprendam técnicas e métodos de trabalho. Para o público é uma ótima oportunidade para ampliar o olhar. É importante tirarmos os olhos apenas do que é habitual e exercitar nosso olhar para o que é diferente e inédito", disse Silvana. "A produção artística e o pensamento latino-americano são hoje tão importantes quanto as referências europeias e norte-americanas que formaram nosso teatro ao longo da história".

Nenhum comentário: