segunda-feira, setembro 05, 2011

A Cara Deslavada do Jabá

Tem coisas que fazem do domingo um dia promissor. Coisas simples como acordar a hora que o corpo quiser. Ou permanecer deitado um bom tempo olhando o céu e as árvores através do janelão (aliás, como os engenheiros podem ter trocado os janelões de meia-parede de cinquenta anos atrás pelas atuais clarabóias vedadas por uma persiana e, ainda assim, falar de sustentabilidade). Um bom e demorado café da manhã. Assistir à reprise do Todo Mundo Odeia o Cris. Um banho de mar, piscina, cachoeira ou mesmo de chuveiro para tirar a fuligem dos embalos de sábado a noite. Almoço com amigos sem hora para acabar. Talvez um cochilo no meio da tarde. E um show de graça no final da tarde/início da noite. Para não entrar em detalhes, coisas que fazem o esforço valer a pena.

Infelizmente, outras situações são capazes de estragar não só o domingo como também azedar a semana. Tipo, ler a revista Veja. Infelizmente, há outros exemplos esporádicos (a Veja não. A Veja é constante). O que dizer, por exemplo, da piada abaixo, publicada no Correio Braziliense.

"O cenário pop nacional andava morno nos últimos tempos. No entanto, dois cantores - filhos de ícones da música brasileira - resolveram agitar a cena. (NRSF: atenção agora) FIUK e WANESSA ... Cada um ao seu estilo, os dois trazem elementos novos para a própria carreira e... PARA O CENÁRIO DA MÚSICA BRASILEIRA" (os grifos de espanto são deste redador semifosco que vos escreve)
Deve ser - tem que ser - uma brincadeira de mau-gosto dos dois repórteres que assinaram a matéria `A Cara Remixada do Pop´, sustentando que "Fiuk e Wanessa trazem novos ares para o cenário musical brasileiro".

Rs,rs,rs,rs,rs,rs,rs,rs,rs,rs,rs,rs,rs,rs Pois é. Uma brincadeira. Pensando assim, ao contrário da Veja, que me dá azia, o Correio me fez rir.

Agora, se não for brincadeira, então a tese de que Fiuk e Wanessa representam "novos ares para o cenário musical brasileiro" explica porque, ao invés de se pautar por jornalões, rádios comerciais e programas de auditório, as pessoas tem preferido os blogs e sites especializados que conhecem e acompanham criticamente Rômulo Fróes, Criolo, Emicida, Cérebro Eletrônico, Tulipa Ruiz, Marcelo Jeneci, Roberta Sá, Macaco Bong, Ellen Oléria, etc, etc, etc ...

E se alguém quiser uma dica para tornar um dia melhor: assista aos dois vídeos abaixo, do Rômulo Fróes, e corra pro site de compartilhamento Musicoteca para baixar, de graça, o cd de um dos muitos novos verdadeiros artistas que, de fato, tem algo novo a acrescentar à música brasileira contemporânea. Aliás, tá aí. O texto do Correio não só não me estragou a semana como acabou ainda me dando a chance de divulgar o site Musicoteca, no qual dá para conhecer o trabalho de vários outros artistas bacanas.


Um comentário:

musicoteca disse...

Alex!
Adoramos o texto e a referência para a musicoteca. Rimos muito do texto... rs! Gostamos mesmo! Obrigado pelo carinho e atenção ao nosso espaço e bom gosto pela nova música.
Um abraço forte de todos nós da musicoteca.

Boa música sempre!
;-)