segunda-feira, setembro 19, 2011

Parem as Máquinas! Tucuxi é bicampeã


Atenção, Guilherme. Atenção todos. Notícia em primeiríssima mão.

foto: Ronaldo Ferreira - www.guiacuca.com.br
O Boto Tucuxi voltou a conquistar o Sairé, um dos mais tradicionais eventos folclóricos do Pará, realizado neste último fim-de-semana. O resultado foi anunciado esta tarde e centenas de pessoas saíram às ruas de Alter do Chão, balneário de Santarém, no oeste paraense, para festejar a vitória.

Com o enredo "O Encanto do Sairé", com o qual contou a origem da própria festa e a lenda do boto que se transforma em um belo rapaz que seduz as mulheres ribeirinhas, o Tucuxi superou o Boto Cor-de-Rosa por 17 pontos. Ao votar, os jurados avaliam quesitos como figurino, música e encenação.

Segundo Rosane Volpatto, a tradicional festa religiosa acontece há mais de 300 anos e mantém intacto seu simbolismo e essência. Sua origem remonta às missões dos padres jesuítas para evangelizar os índios da Amazônia, empregando música e dança para isso. (Rosane Volpatto - Alter do Chão)

Realizada todos os anos no mês de setembro, a festa coincide com a época de estiagem na região, quando o nível dos rios baixam, trazendo à tona faixas de areia branca e fina que se assemelham como as das praias mais badaladas do país. Além dos paraenses, Santarém, em particular Alter do Chão, atrai milhares de turistas, incluindo muitos estrangeiros, atraídos pelo que muitos guias de viagem apontam como uma das mais belas praias fluvias do Brasil.

3 comentários:

GUILHERME disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
GUILHERME disse...

Hahahaha...Salve o Tucuxi!!! Viva o boto!!! Muito bons seus relatos por aqui, meu velho! Agora que estou degustando!

Semifosco disse...

Logo mais, as fotos e alguns vídeos. Estou editando tudo para postar nos próximos dias. Acabou me faltando tempo e disposição, porque assunto sobre o que escrever não falta. Viva o Pará, uma das minhas maiores surpresas!