segunda-feira, setembro 26, 2011

Gaymada

Uma efervescente cena musical, boa comida, paisagens fantásticas, mulheres bonitas, belas edificações,  uma sociedade apavorada diante da violência, calor e muita, muita gente pelas ruas. Dentre as várias surpresas com que me deparei ao longo de sete dias no Pará, algumas foram completamente inusitadas, como a da última quinta-feira a noite. 

Eu caminhava pela movimentada orla de Santarém quando uma aglomeração ao redor da praça ao lado do bar Mascotinho chamou minha atenção. Segui meu caminho e, ao me aproximar da praça, me surpreendi ao ver que as pessoas assistiam a uma animada partida de...queimada. A segunda coisa a chamar minha atenção enquanto caminhava foi que os times eram mistos, com homens e mulheres. Já ia passando direto quando reparei em algo mais: nem as mulheres eram própriamente mulheres, nem os homens eram assim, digamos, tão homens. 

Tratava-se da Gaymada. Toda terça e quinta-feira a noite, a comunidade LGBT de Santarém ocupa a quadra de esportes para a animada e acirrada disputa de queimada. Eu jamais poderia imaginar que houvesse tantos gays, transexuais, travestis e lésbicas em Santarém. Nesta noite específica havia ao menos três equipes formadas e tantos outros assistindo à brincadeira. Além de muitos simples curiosos. O que derrubava por terra outro preconceito arraigado: o de que as regiões Norte e Nordeste seriam muito mais machistas e, portanto, menos tolerantes com opções sexuais que fogem aos padrões convencionais.

"No dia em que tem gaymada é quando eu mais vendo", disse o ambulante com quem obtive as primeiras informações sobre o evento. "A coisa aqui é assim. Eles não se metem com a gente, a gente não se mete com eles. E a praça nestes dias fica mais animada. Antes só tinha futebol de salão e vôlei, mas aí eu acho que eles decidiram que também tinham direito a usar a quadra", me explicou o jovem que tomava uma cerveja conversando com o ambulante e se divertindo apreciando o movimento.

Pesquisando na internet, descobri que, no final de julho, a ong Grupo de Homossexuais de Santarém promoveu o 1º Torneio de Gaymada da cidade. Com o intuito de combater o preconceito e a homofobia, o evento contou com apoio da prefeitura e reuniu um público diversificado. Descobri também que um evento semelhante já acontece há tempos em...Brasília, normalmente no Parque da Cidade.


Como estava sem celular na hora em que me deparei com tal cena, não tenho sequer uma foto. As que publico aqui são, pela ordem, do blog Xinguara e do site Janela Amazônica

Nenhum comentário: