quarta-feira, setembro 07, 2011

O MAR DO ANO


Você já pensou em conhecer o Tahiti, na paradisíaca Polinésia Francesa? Pergunta besta, né? Quem é que não sonhou com isso ao ver este mar verdinho e a vegetação e as montanhas ao fundo? Parece o lugar ideal para passar a lua-de-mel, não? 

O que você talvez não saiba caso não seja surfista e não se interesse por nada relacionado ao esporte é que, este destino, que já era caro, tende a ficar ainda mais caro devido à grande procura dos últimos anos. Tudo porque é neste exclusivíssimo canto abençoado do planeta que se encontra um dos maiores desafios que quem corre onda pode encontrar: a temida onda de Teahupoo.

Ela nem é a maior das ondas já mapeadas (há, no Hawaii, por exemplo, outras maiores, como Jaws), mas, certamente, é uma, senão a mais, perigosa. Não à toa seu nome significa, no idioma local, "praia dos crânios quebrados"). 

No último dia 27 de agosto ocorreu o fenômeno que todo surfista disputa a primazia de presenciar algo conhecido, entre os iniciados, como "O MAR DO ANO", classificado assim, de forma superlativa. É um verdadeiro pesadelo. Repare que ao contrário do que estamos acostumados a ver, a onda não se eleva muito acima do nível do mar. Na verdade, é como se ela sugasse toda a água a sua frente, de forma que a base da onda fica "um degrau" abaixo do nível do oceano. Imagine o volume e a força da crista batendo sobre você. Pensou? Agora considere que até o fundo há  pouco mais de um metro de água para você afundar. E que, este fundo, não é de areia, mas sim de pedras. Pior. De afiados corais. Sinistro, não?

Neste dia em particular, vários brasileiros estavam no mar. Inclusive Maya Gabeira, uma das poucas mulheres do mundo com disposição para enfrentar tal monstro (é ela que aparece tomando uma vaca insana logo no início do vídeo)

Achei que valia a pena compartilhar com meus três amigos o filme e o depoimento do surfista Bruno Lemos. Assim vocês irão entender quando eu disser que meu sonho é viajar por quase três dias  inteiros só para apanhar um barco até o canal (onde fica o seleto público que pode prestigiar este show) e apenas admirar os mais malucos surfistas do mundo colocando seu pescoço em risco (o profissional Neco Padaratz uma vez tomou um caldo, ficou preso nos recifes, voltou à tona quase desacordado e por pouco não abandonou o esporte. Levou anos para ele voltar a surfar em Teahupoo). E  também irão compreender quando eu brincar que, se tivesse que escolher, preferia encarar o Anderson Silva a esta onda. 


O MAR DO ANO - Bruno Lemos

A sessão de tow in do dia 27 de agosto em Teahupoo, Tahiti, foi uma das mais impressionantes que já presenciei. As ondas estavam perigosas e “insurfáveis” para qualquer ser humano normal.

Apenas alguns poucos surfistas no planeta têm condições de encarar um swell deste calibre. Fiquei feliz e orgulhoso ao ver alguns dos meus amigos exibirem muita categoria neste dia. Tive oportunidade de filmar e fotografar a sessão inteira do canal.

Mas foi muito difícil de captar um bom material. A quantidade de barcos literalmente se batendo no canal de Teahupoo era grande. Na maioria das fotos sempre havia um barco, um jet ou uma cabeça na frente. Mas mesmo assim foi show.

Neste vídeo consegui reunir algumas das melhores imagens. Não tem todas as ondas do dia, pois além desse tumulto no canal, a chuva caía forte em algumas horas. Ficou difícil de registrar tudo, mas de qualquer forma não poderia deixar de fazer um videozinho registrando esse dia tão especial!

Nenhum comentário: