sábado, setembro 17, 2011


Que os manauaras não me levem a mal, mas na minha humilde e imparcial opinião, Belém do Pará é mesmo a mais charmosa e descolada capital do Norte do país. Feiras populares como a do Mercado Ver-O-Peso, largas avenidas arborizadas, edificações centenárias, teatros, igrejas, museus e uma pujante cena cultural. Com destaque para a música, conforme pude ver hoje (17). Em apenas sete horas na cidade eu já assisti a dois shows, perdi outro e ainda tenho pela frente um festival com oito bandas locais e encerramento a cargo do Otto, que chegou à cidade no mesmo voo que eu.

Além disso, Belém é uma experiência física: você sai do aeroporto e a roupa gruda em seu corpo. Exagero meu, mas que a proximidade do Rio Guamá é muito bem-vinda, é. Por isso, optei por me hospedar no Hotel Ver-O-Peso (91-3241-2022), que me foi indicado por amigos. As acomodações são simples e mal-conservadas, mas o preço e a localização compensam: de frente para o mercado popular; a menos de cinco minutos de caminhada da Estação Docas e seus restaurantes e barzinhos e próximo a vários pontos turísticos. Além do mais, dá para chegar fácil pegando um ônibus executivo (R$ 3) no aeroporto. O negócio é a noite. Pouco recomendado para mulheres sozinhas. 

Quanto aos shows das bandas Arsenal Vil e Octoplugs, logo mais eu disponibilizo aqui mesmo alguns vídeos das apresentações, mas adianto que me surpreenderam positivamente. Ainda que a segunda tenha sido prejudicada por problemas que a vocalista teve com sua garganta devido ao necessário ar-condicionado. Agora, que é legal descobrir que há uma banda fazendo um bacana trabalho autoral em Peixe-Boi, cidade paraense de cerca de 7 mil habitantes, é.  E a Arsenal Vil, pelo que vi, já tem um certo nome entre o público da capital paraense que curte seu som inspirado no rock e no blues do fim da década de 1960 e 1970.    

Os shows gratuitos aconteceram durante o Ensaio Aberto, evento semanal realizado pelo selo Na Music em parceria com a Associação Pro Rock e que acontece na loja Ná Figueredo (Av. Gentil Bittencourt, 449), além de ser transmitido via web.

Nenhum comentário: