segunda-feira, junho 10, 2013

Vídeos para ler


Você não conhece jovens que leem e, por extensão, conclui apressadamente que toda uma geração não gosta de ler? Pois saiba que há jovens devorando livros e que muitos tem um paladar requintado e, ao mesmo tempo, onívoro. 

Forçoso reconhecer que como os que leem de tudo ainda são minoria, o resultado não é assim tão vasto se computarmos a média nacional. Mesmo assim, há motivos para surpresa e regozijo, conforme provam alguns vlogs brasileiros dedicados à literatura. 

Vlogs são blogs feitos com o uso de recursos audiovisuais - basicamente, vídeos caseiros. Entre os principais criadores destes espaços quase sempre hospedados na página do YouTube, não há contradição alguma em se recorrer à linguagem visual para falar de literatura. 

Usando vídeos e linguagem coloquial para compartilhar não apenas o gosto e a opinião pessoal pelos livros, mas também para estimular outras pessoas a ler, os criativos e entusiasmados autores de espaços como o Ratos Letrados, do farmacêutico brasiliense Murilo Videl (26 anos), ou o VevsValadares, da também brasiliense estudante de letras Verônica Valadares (21 anos), atingem a um público que, de outra forma, talvez não prestasse atenção à proposta de que a literatura é um barato. 

"O [deus] Baco cisma que queria dá uma de lóki e trolar a viagem de Vasco da Gama, mas a Afrodite diz "Que absurdo! Não faça isso, Baco!", brinca Verônica Valadares no vídeo em que recomenda a leitura de nada mais, nada menos que Os Lusíadas, de Camões (assista logo abaixo). Livro por ela classificado como "uma espécie de road movie épico do século XVI".

O barato é que boa parte dessa geração de leitores tende a fugir do pedantismo, lendo, por prazer, dos "clássicos" às histórias do bruxinho Harry Potter, de Tolkien a Machado de Assis, passando pelo best-seller juvenil brasileiro André Vianco (de quem poucos dos que afirmam que os jovens não leem já ouviram falar), Bukowski, etc A própria Verônica, embora seja assumidamente mais chegada a um "clássico", recomenda, em outro vídeo, a leitura de A Vida de Pi. 

Provavelmente turbinado pela pesquisa dos internautas sobre a adaptação cinematográfica para a obra Os Miseráveis, de Victor Hugo, o vídeo em que ela comenta o livro foi visto 8.710 vezes ao longo de dez meses. Já seu comentário sobre Dom Casmurro, de Machado de Assis, contabilizou 2.720 views em nove meses. 


É pouco se comparado com o mais de 1,7 milhão de acessos ao vídeo da funkeira Valesca Popozuda cantando Quero Te Dar para o apresentador Sílvio Santos. Mesmo assim, em se tratando de literatura, não é um resultado que se ignore. Tanto que até mesmo algumas editoras já identificaram o fenômeno e passaram a trabalhar com os vlogs como meio de divulgação ou ao menos a ficar atento ao que está sendo dito. 

Juntos, Verônica e Videl contabilizam sete mil seguidores de seus vlogs literários.

Nenhum comentário: