Em `Nunca Antes, Uma viagem em 88 fotos da era Lula´, é possível conferir não apenas o registro que Marques fez do ex-presidente ao lado de personalidades como seus pares, os ex-presidentes norte-americano, George Bush, francês, Nicolas Sarkozy, e da Argentina, Cristina Kirchner, o músico Lenny Kravitz ou o skatista brasileiro Minerinho, mas também (e principalmente) de Lula à vontade ao lado de cidadãos comuns. Há ainda fotos de manifestações sociais, paisagens, cenas do cotidiano brasiliense e uma imagem aérea dos destroços do avião da Gol que caiu em meio à floresta matando todos seus ocupantes para lembrar daquele que o próprio ex-presidente classificou como o "pior e mais difícil momento de suas duas gestões".
Nascido em Brasília e fotografando política desde 1992, Marques disse, numa entrevista ao site Brasiliaagenda, que o ex-presidente Lula foi uma figura interessante do ponto de vista fotográfico. "Ele sempre rompia o protocolo e adorava o contato com o povo. Cobrir o mandato do ex-presidente petista era estar sempre atento aos seus movimentos e rompantes. Porque ele poderia a qualquer momento fazer algo inesperado que daria uma boa foto ou uma grande dor de cabeça para o fotógrafo desatento".
E é justamente o lado informal, supostamente espontâneo, de Lula o que salta à vista de quem visita a exposição. Há quem invoque razões éticas e ideológicas para não gostar de Lula, mas o que ninguém nega é que, em termos de popularidade e de identificação com o povo, ninguém supera "o cara". Para muitos, Lula dentro de alguns anos será lembrado como hoje nos referimos a Getúlio Vargas e JK. As fotos de Marques ajudam a entender o porque disso.
Nunca Antes - uma viagem em 88 fotos da era Lula
Imagens e textos-legenda do fotógrafo Alan Marques
Museu Nacional - Conjunto Cultural da República - Brasília (DF)
até 27 de fevereiro - grátis
***
Resta agora, na mesma linha, esperar pelo que virá dos arquivos de Ricardo Stuckert, fotógrafo oficial de Lula e o acompanhou para todos os lados, no Brasil e no exterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário