segunda-feira, fevereiro 14, 2011

Bem na Foto

Das três exposições de maior repercussão atualmente em cartaz em Brasília (DF), a do fotojornalista Alan Marques é, a meu ver, a mais interessante. Dica para os amigos da capital: se o tempo for escasso e estiverem em dúvida sobre ir ver as esculturas da japonesa Mariko Mori (no CCBB), a mostra dedicada à obra do tropicalista Hélio Oiticica (no mesmo Museu da República onde estão as fotos de Marques) ou as 88 fotos em que Marques condensa sua impressão visual dos oito anos do governo Lula, recomendo a última.

Em `Nunca Antes, Uma viagem em 88 fotos da era Lula´, é possível conferir não apenas o registro que Marques fez do ex-presidente ao lado de personalidades como seus pares, os ex-presidentes norte-americano, George Bush, francês, Nicolas Sarkozy,  e da Argentina, Cristina Kirchner, o músico Lenny Kravitz ou o skatista brasileiro Minerinho, mas também (e principalmente) de Lula à vontade ao lado de cidadãos comuns. Há ainda fotos de manifestações sociais, paisagens, cenas do cotidiano brasiliense e uma imagem aérea dos destroços do avião da Gol que caiu em meio à floresta matando todos seus ocupantes para lembrar daquele que o próprio ex-presidente classificou como o "pior e mais difícil momento de suas duas gestões". 

 
Nascido em Brasília e fotografando política desde 1992, Marques disse, numa entrevista ao site Brasiliaagenda, que o ex-presidente Lula foi uma figura interessante do ponto de vista fotográfico. "Ele sempre rompia o protocolo e adorava o contato com o povo. Cobrir o mandato do ex-presidente petista era estar sempre atento aos seus movimentos e rompantes. Porque ele poderia a qualquer momento fazer algo inesperado que daria uma boa foto ou uma grande dor de cabeça para o fotógrafo desatento".

E é justamente o lado informal, supostamente espontâneo, de Lula o que salta à vista de quem visita a exposição. Há quem invoque razões éticas e ideológicas para não gostar de Lula, mas o que ninguém nega é que, em termos de popularidade e de identificação com o povo, ninguém supera "o cara". Para muitos, Lula dentro de alguns anos será lembrado como hoje nos referimos a Getúlio Vargas e JK. As fotos de Marques ajudam a entender o porque disso.

 
Nunca Antes - uma viagem em 88 fotos da era Lula
Imagens e textos-legenda do fotógrafo Alan Marques
Museu Nacional - Conjunto Cultural da República - Brasília (DF)
até 27 de fevereiro - grátis


***

Resta agora, na mesma linha, esperar pelo que virá dos arquivos de Ricardo Stuckert, fotógrafo oficial de Lula e o acompanhou para todos os lados, no Brasil e no exterior.

Nenhum comentário: