sexta-feira, fevereiro 25, 2011

Autor de reportagens em quadrinhos vem a Flip em julho

O quadrinista maltês Joe Sacco é um dos oito autores internacionais que já confirmaram presença na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) deste ano em que o homenageado será o modernista Oswald de Andrade.


Maltês, Sacco concilia sua formação como jornalista ao talento para contar histórias em quadrinhos (hqs) na hora de produzir verdadeiros livros-reportagens como Palestina - Uma Nação Ocupada (ed. Conrad, 2000) e Gorazde - A Guerra na Bósnia Oriental (ed. Conrad, 2001), ambos frutos de suas viagens a territórios em conflito e premiados com o prêmio HQ Mix.

É de se esperar que Sacco, seja uma das grandes sensações desta 9ª edição da festa, mantendo a tradição dos últimos anos, quando quadrinistas como Robert Crumb e Gilbert Shelton (2010) e Neil Gaiman (2008) levaram os admiradores em busca de um autógrafo a passar horas em filas intermináveis.

Na edição de Palestina - Na Faixa de Gaza que tenho em casa, o prefácio, com o título de Homenagem a Joe Sacco, é assinado por ninguém mais, ninguém menos, que o crítico literário e ativista pró-independência da Palestina, Edward Said, considerado um dos maiores intelectuais do século XX.

"Quanto mais eu lia de forma compulsiva os gibis [da série] Palestina, mais me convencia de que esse era um trabalho político e estético extremamente original, diferente de todos os outros no longo, muitas vezes túrgido e irremediavelmente distorcido debate entre palestinos, israelenses e seus respectivos defensores", anota Said sobre o trabalho de Sacco.

Os outros nomes já confirmados pelos organizadores do evento, um dos mais importantes do mercado editorial brasileiro, são o escritor argentino Andrés Neuman (cujo O Viajante do Século é, segundo os jornais El País e El Mundo, é um dos cinco melhores romances escrito em língua espanhola durante o ano de 2009); o jornalista norte-americano David Remnick, autor de, entre outros, A Ponte, apontada como a mais completa biografia do presidente Barack Obama.

Entre os estrangeiros convidados pela organização, também já confirmaram presença na 9ª edição da Flip - que este ano acontece entre os dias 6 e 10 de julho -, a argentina Pola Olaixarac, o angolano Valter Hugo Mãe, o jornalista e cineastra Claude Lanzmann, o crítico italiano Franco Moretti e o francês Emmanuel Carrére. A organização do evento ainda não divulgou a relação de palestrantes nacionais.

Nenhum comentário: