quinta-feira, novembro 10, 2011

Isso é Rap?

Rap, do inglês, Ritmo e Poesia. Poesia, ainda que a seu modo, o rapper paulistano Criolo já provou que sabe fazer. Ritmo (e boa voz) tá ficando óbvio para cada vez mais gente que ele também tem de sobra.



Meu primeiro contato com a música de Criolo foi através do clipe da música Subirusdoistiozin. Ouvi e chapei. Pensei que se estivesse começando hoje, Adoniran Barbosa faria algo parecido, se apropriando do dialeto das ruas como já fazia em seu tempo. (O clipe é bom, mas é uma pena que interrompa a ótima música a todo instante)



Antes, porém, Criolo já havia estourado com Não Existe Amor em SP. "São Paulo é um buquê. Buquê são flores mortas, num lindo arranjo". "Devolva minha vida e morra afogada em seu próprio mar de fel". Quem conhece a dor e o prazer que é viver na maior cidade brasileira há de concordar ao menos parcialmente com a poética seca e ressentida do rapper.



A verdade é que o mais recente disco do Criolo, Nó na Orelha, foi um dos mais surpreendentes lançamentos musicais recentes. Até porque, embora tenha mais de vinte anos de carreira, Kléber Gomes, antes conhecido como Criolo Doido, pensava em lançar um último trabalho e então abandonar a música. Deu no que deu. O material caiu na mão do produtor Daniel Gajaman que, junto com o também produtor Marcelo Cabral, convenceram o MC (mestre de cerimônia) a, além do rap, se aventurar por outros gÊneros musicais como samba e bolero. Botaram cordas, sopros, teclados na história, mas preservaram a musicalidade e a poética do rapper, que se revela um bom cantor.

O disco pode ser baixado no site amusicoteca, no link www.amusicoteca.com.br/?p=4194


Nenhum comentário: