"O esporte produziu uma seleta lista de atletas cujos feitos transcenderam os limites de suas respectivas modalidades, transformando-os em mitos. No surf, este cara se chama Kelly Slater. [...] O floridiano é o profissional mais bem-sucedido da história do surf e, na semana passada, ensinou jornalistas e surfistas a pronunciarem a palavra OCTACAMPEÃO"Octopus Surfer - 20 de outubro de 2006
"Kelly Slater é 10! Dez vezes campeão mundial de surf. Aos 38 anos de idade, o norte-americano garantiu o inigualável feito [...] Não tenho conhecimento de um outro atleta de qualquer outro esporte que tenha obtido tantos títulos mundias. Será que há?"
Já escrevi aqui, neste blog, que é um privilégio ser contemporâneo de Kelly Slater. Para um surfista, é algo semelhante aqueles que curtem futebol e viram Pelé jogar. Ou então quem viu Hendrix, os Beatles, Miles Davis ou os Stones tocarem ao vivo ainda na década de 1960. Como estes, o surfista floridiano extendeu os limites de sua atividade, estabeleceu novos valores e redefiniu parâmetros. Também já escrevi que não fosse a miopia da chamada mídia esportiva, todos saberiam que Slater é o atleta do milênio. Nenhum outro esportista de qualquer outra modalidade ganhou tantos prêmios na carreira como ele. Hoje (2), Slater ganhou seu 11º título mundial. Aos 39 anos, disputando com alguns garotos que têm a metade de sua idade. Um fenômeno de longevidade em um esporte radical e de explosão. E o pior é que, para alguns especialistas, por mais alguns anos, Slater só perderá para si mesmo. Ou seja, se o careca estiver motivado e desejando vencer, ainda vai demorar a aparecer quem o pare. É esperar para ver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário