quinta-feira, novembro 24, 2011

Stiller sabe


Eu sou gay.
[...]
Quer dizer, eu acho que talvez eu seja gay.
[...]
Não sei ao certo. Eu também estou surpreso com a revelação. Até porque, continuo não sentindo atração alguma por homens. Ao menos conscientemente. Além do mais, toda minha experiência sexual até hoje se limita ao "convencional" homem/mulher. Mesmo assim, eu talvez seja gay e ainda não saiba. E tudo por causa de Hollywood.

Descobri minha latente homossexualidade enquanto olhava para a tv, ao lado dos meus pais. O que, convenhamos, é algo minimamente suspeito, concordo, mas isso não vem ao caso. Na verdade, eu estava de férias, entediado, trocando de canais e parei só por alguns minutos diante de uma cena de mais um destes filmes vulgares estrelados pelo tal de Ben Stiller (a exceção são os dois primeiros Entrando Numa Fria, mas não por mérito dele, né? Afinal, um filme com Robert De Niro e uma sequência com ele e Dustin Hoffman não pode ser de todo ruim. Embora seja um sinal dos tempos dois ícones do cinema toparem fazer figuração ao lado de um cara destes).

Nos poucos minutos que durou a cena eu pensava que só mesmo Stiller e o tal Adam Sandler para imbecilizar de tal forma a todo um gênero cinematográfico - no caso, a comédia. Depois do apogeu destes dois e de sucessos como Todo Mundo em Pânico, a classificação comédia se tornou, para muitos, o equivalente a um aviso de mantenha distância dos cinemas. Para os estúdios de Hollywood, no entanto, estes muitos espectadores arredios são compensados por outros tantos que levaram os mais de 50 (!) filmes estrelados por Stiller a, juntos, arrecadarem mais de R$ 2 bilhões em todo o mundo.  

Continuando...eu estava pensando nisso quando fui apresentado a uma inequívoca forma para se descobrir se um sujeito é "gay", mesmo que ele próprio ainda não saiba. Segundo o filme (que eu não me dei ao trabalho sequer de descobrir o nome) basta lhe perguntar se ele prefere Brad Pitt ou Russel Crowe. Se o tipo de que desconfias optar por Pitt, Bingo!, ele é homossexual. RS,RS,RS,RS,RS,RS,RS Engraçado, né? Como assim? Não entendeu? Ôrra, sujeito chato, meu!

Diante de minha recém-adquirida insegurança sexual, já sabem meus três leitores a quem eu prefiro, não? Agora, talvez valha dizer que antes de ouvir a explicação para a engraçadissima, hilária e fundamentada piada (não por acaso, no filme, a pergunta é feita à personagem de Stiller por um garoto de cerca de dez anos, que eu acho que deve ser o público alvo deste tipo de obra, daí, portanto, a razão dos produtores fazerem-no parecer mais inteligente que o adulto em questão), antes de ouvir a piada inteira, eu fiz um cálculo muito simples e pessoal. E confesso ter resistido um pouco para dar meu voto já que não pega bem para caras metidos a sabidos admitir admirar o talento de Pitt (estou me referindo ao talento como ator!).

O cálculo que fiz foi o seguinte: Pitt brilhou em Clube da Luta, um de meus filmes preferidos. Fez questão de atuar em Snatch - Porcos e Diamantes, do ainda pouco conhecido Guy Ritchie, mais tarde o sr. Madonna. Deu show em O Curiosos Caso de Benjamin Button e também em Doze Macacos. Seven - Sete Crimes Capitais é, hoje, um cult-movie. Ainda modelo e inexperiente, ele conseguiu se destacar com uma pequena ponta em Thelma & Louise. E se até mesmo um filme menor, como Sete Anos no Tibet, ganha com sua presença, o que não dizer daqueles em que é dirigdo por grandes diretores. Quem não se lembra da cena de Bastardos Inglórios em que o norte-americano tenta se passar por um italiano  ou de sua atuação precisa em Entrevista com o Vampiro?

Já Russel Crowe, pelas minhas contas, traz, no currículo, apenas dois grandes filmes merecedores de serem comparados aos com Pitt que mencionei: Dália Negra e Intrigas de Estado (Isso mesmo. O Gladiador não é um dos dois, ainda que Crowe esteja perfeito no papel. Papel para o qual, não tenho dúvidas, ele foi escolhido em função da atuação em Dália Negra).

Ambos são excelentes atores, sem dúvida, mas basta comparar a lista de filmes em que atuaram e outro aspecto pesará a favor de Pitt: ele ousa mais. Não sei se em função de receber mais (afinal, ele também fez muita coisa mediana) e melhores convites, mas quantos galãs correm o risco de frustrar suas fãs como ele, fazendo filmes difíceis como o recente Árvore da Vida ou Babel.

E foi assim que eu descobri minha verdadeira opção sexual, segundo mais um péssimo filme de Ben Stiller. Continuo gostando de mulheres, mas acho que não se pode conciliar isso com reconhecer que Brad Pitt é um bom ator.  

*****
Lógico que estou exagerando e que não era nada disso que Ben Stiller, o(s) sagaz(es)roteirista(s) de seus filmes ou o garotinho de dez anos tinham em mente. Mas Stiller e os seus, como legítimos representantes dos machos da espécie, sabem que o que seus pares gostam mesmo é de atores viris como Vin Diesel, Steven Seagal e, no limite, Russel Crowe que, apesar de bom ator, é macho pacas e não é tão galã quanto Pitt. Lógico que não dá para tê-los em todos os filmes. Portanto, às vezes é necessário recorrer à perseguições automobilísticas ou a piadinhas infames incapazes de arrancar uma risada de quem tem um mínimo de inteligência.

Nenhum comentário: