terça-feira, julho 26, 2011

Praias e mais praias...

Praia da Costa, a cerca de vinte minutos de caminhada da avenida principal de Itacaré, a Pituba. À procura de ondas menos mexidas que as da Tiririca em meio à ressaca do final de semana, surfei dois finais de tarde por ali mesmo. As ondas são bem menores e não chegam à praia tão mexidas já que a ondulação atinge o local lateralmente e entra afunilada por entre a pequena faixa de areia ladeada por pedras. Uma faixa tão curta na beira do mar que é possível atravessá-la de tirolesa. Algumas barracas de praia logo na entrada, com cadeiras e mesinhas,



Voltando da Costa para a Pituba, a questão de poucos metros, a Prainha é a próxima parada. Ondas fortes, por estes dias muito mexidas e fechando rápido demais (como a maioria dos picos) e, por isso mesmo, pouco procurada por banhistas. 


Das praias urbanas, próximas ao centro de Itacaré, a mais bonita, para mim, é a da Concha. Águas tranquilas, tomada por restaurantes pé na areia e pousadas, é a mais procurada por famílias e pela turma que quer descansar tomando uma cervejinha e assintindo ao pôr-do-sol de um local privilegiado: o mirante à esquerda da praia, onde o Rio das Contas separa a Concha da Praia do Pontal, onde dá para pegar umas ondinhas e até caminhar ou nadar pelado já que é pouco procurada. 


Como mostram as fotos, a Praia da Coroa não é própria para o banho, mas fica de frente para a rua de acesso ao centro (Pituba) e é dali que saem as canoas para a Praia do Pontal. Além do mais, o caminho que atravessa o morro à direita leva direto à Praia da Concha, com várias barracas de artesanato mais baratas que as da rua principal. A noite ela é ocupada por boleiros e por quem vai caminhar ou correr no calçadão. Além de restaurantes, bares e quiosques, há algumas pousadas simples e um albergue. 

  

Nenhum comentário: